sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

PGR confirma buscas à KPMG relacionadas com o "Universo Espírito Santo"

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a realização de buscas na empresa de consultoria KPMG e esclareceu que as diligências resultam de investigações relacionadas com o denominado "Universo Espírito Santo".

A PGR adianta que a investigação pertence ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Antes, uma fonte ligada ao processo indicou à agência Lusa que a Polícia Judiciária estava hoje a realizar buscas na sede da consultora KPMG, em Lisboa.

A fonte adiantara que as buscas, efetuadas por elementos da Unidade de Combate à Corrupção da PJ à auditora KPMG, estavam relacionadas com os processos-crime do denominado "universo BES".

A KPMG presta serviços na área da auditoria, fiscalidade, consultoria de risco e financeira, tendo sido em 2002 contratada para auditar as contas do BES.

O presidente da KPMG Portugal e KPMG Angola, Sikander Sattar, chegou a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES em janeiro de 2015, designadamente as contas do BES Angola (BESA).

Contactada pela Lusa, fonte oficial da KPMG escusou-se a prestar quaisquer comentários sobre a matéria.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.