sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES reúnem-se hoje com Governo, BdP e CMVM

Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão reunir-se hoje com Governo, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para tentar encontrar uma solução que lhes permita recuperar parte do dinheiro investido.

Manifestação dos lesados do BES.Lisboa, fevereiro, 2016.

Manifestação dos lesados do BES.Lisboa, fevereiro, 2016.

O encontro vai realizar-se hoje à tarde, pelas 17:00, e é a primeira vez em que há uma reunião entre representantes das quatro partes para tentar desenhar uma solução para o problema dos clientes que compraram papel comercial das sociedades do GES nos balcões do antigo BES e que perderam o dinheiro no colapso do grupo.

Segundo Nuno Vieira, advogado da Associação dos Indignados e Enganados do papel Comercial (AIEPC) do GES, este encontro servirá para os lesados perceberem o que propõe cada uma das entidades como solução para estes clientes.

Sobre as notícias que apontam que cada cliente receba entre 100 e 200 mil euros de indemnização, o advogado disse que qualquer informação neste momento é "especulação" e que só na segunda-feira os lesados saberão o que cada entidade propõe.

"Vamos partir do ponto zero. E vamos partir a pensar que iremos recuperar 100%, que não haverá qualquer perda", disse Nuno Vieira.

A questão dos lesados do papel comercial ganhou ainda mais ênfase depois de, em fevereiro, o primeiro-ministro, António Costa, ter censurado publicamente o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, por estar a "arrastar" uma solução para o problema.

Em junho de 2015, o governador do Banco de Portugal disse no parlamento que a solução para os lesados do BES tinha de vir da CMVM e não da entidade que dirige, uma vez que se trata de valores mobiliários e não de depósitos e reafirmou que as responsabilidades pelos lesados do papel comercial do BES não podem ser atribuídas ao Novo Banco, mas sim ao próprio BES.

Desde que o Banco Espírito Santo (BES) foi alvo de uma medida de resolução, no verão de 2014, que clientes do retalho detentores de papel comercial do GES, que compraram os títulos aos balcões do BES, têm vindo a desenvolver várias ações com vista a recuperar o dinheiro investido.

De acordo com as informações recolhidas pela Lusa, são atualmente 2.040 os subscritores de papel comercial que reclamam cerca de 400 milhões de euros.

Lusa

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31