sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

BCE revogou licença bancária do BES que vai agora entrar em liquidação

A licença bancária do Banco Espírito Santo (BES) foi revogada pelo Banco Central Europeu (BCE), entrando agora em liquidação, disse hoje o Banco de Portugal.

"O Banco Central Europeu revogou a autorização do Banco Espírito Santo, S.A. (BES) para o exercício da atividade de instituição de crédito. A decisão de revogação da autorização do BES implicará a dissolução e a entrada em liquidação do banco", lê-se no comunicado do Banco de Portugal hoje divulgado.

Com esta revogação, o Banco de Portugal vai agora "requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente, o início da liquidação judicial do BES".

O comunicado termina com uma nota de agradecimento do governador do Banco de Portugal ao Conselho de Administração do BES, liderado por Luís Máximo dos Santos - que recentemente também tomou posse como administrador do Banco de Portugal -, referindo a "grande dedicação e competência demonstradas no exercício das suas funções, em condições pioneiras e particularmente complexas".

A revogação da licença para a atividade bancária do BES, a entidade que ficou com os chamados 'ativos tóxicos' do banco da família Espírito Santo, já era esperada acontecer até 03 de agosto, quando passam dois anos desde a resolução do banco.

Apesar de até agora o BES ainda ter licença, este já não podia realizar as atividades tradicionais de um banco, nomeadamente receber depósitos e conceder crédito.

O vulgarmente chamado 'banco mau', o BES fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, sendo que a maior parte desses se deveu à decisão de dezembro passado do banco central de passar do Novo Banco para o BES cinco emissões de dívida não subordinada (sénior) no total de 2,2 mil milhões de euros.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.