sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

BCE revogou licença bancária do BES que vai agora entrar em liquidação

A licença bancária do Banco Espírito Santo (BES) foi revogada pelo Banco Central Europeu (BCE), entrando agora em liquidação, disse hoje o Banco de Portugal.

"O Banco Central Europeu revogou a autorização do Banco Espírito Santo, S.A. (BES) para o exercício da atividade de instituição de crédito. A decisão de revogação da autorização do BES implicará a dissolução e a entrada em liquidação do banco", lê-se no comunicado do Banco de Portugal hoje divulgado.

Com esta revogação, o Banco de Portugal vai agora "requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente, o início da liquidação judicial do BES".

O comunicado termina com uma nota de agradecimento do governador do Banco de Portugal ao Conselho de Administração do BES, liderado por Luís Máximo dos Santos - que recentemente também tomou posse como administrador do Banco de Portugal -, referindo a "grande dedicação e competência demonstradas no exercício das suas funções, em condições pioneiras e particularmente complexas".

A revogação da licença para a atividade bancária do BES, a entidade que ficou com os chamados 'ativos tóxicos' do banco da família Espírito Santo, já era esperada acontecer até 03 de agosto, quando passam dois anos desde a resolução do banco.

Apesar de até agora o BES ainda ter licença, este já não podia realizar as atividades tradicionais de um banco, nomeadamente receber depósitos e conceder crédito.

O vulgarmente chamado 'banco mau', o BES fechou o ano de 2015 com prejuízos de 2,6 mil milhões de euros, sendo que a maior parte desses se deveu à decisão de dezembro passado do banco central de passar do Novo Banco para o BES cinco emissões de dívida não subordinada (sénior) no total de 2,2 mil milhões de euros.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.