sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Presidente do Mecanismo de Estabilidade diz que "ataque" de Atenas a Portugal e Espanha é "inaceitável"

O diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), Klaus Regling, considerou "inaceitável" a forma como o governo grego "atacou" Portugal e Espanha, admitindo, numa entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, que se tem "irritado" com recentes declarações de Atenas.

© Siu Chiu / Reuters

Na entrevista hoje publicada pelo diário económico alemão, ao ser questionado sobre declarações do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, segundo o qual a Grécia não acordou de forma voluntária com o compromisso acordado no último Eurogrupo para o prolongamento da assistência a Atenas, tendo sido alvo de "chantagem", Regling comentou que essa foi "uma de várias declarações recentes" que o "irritaram".

"Entendo perfeitamente que o governo ainda esteja a tentar ajustar-se ao seu novo papel cinco semanas depois das eleições, mas isto não é forma de tratar os outros", comentou o diretor do mecanismo permanente de resgate da zona euro.

Questionado sobre se a sua opinião se aplica também à forma como a Grécia acusou Portugal e Espanha de terem tentado minar um compromisso no Eurogrupo, Regling respondeu que sim.

"O governo em Atenas atacou Espanha e Portugal de uma forma que eu considero inaceitável", declarou, considerando "simplesmente errado" que Tsipras acuse os governos conservadores de Madrid e de Lisboa de terem tentado eliminar o seu partido de esquerda, Syriza.

Segundo Regling, "o que é verdade é que há uma diferença fundamental entre a Grécia e outros países do euro sobre estratégia de política económica".

"A Grécia quer muitas coisas feitas de forma diferente. Mas em Espanha e em Portugal, a combinação de consolidação orçamental e de reformas estruturais tem produzido bons resultados até ver: a economia está a crescer de novo e os défices orçamentais a baixar", disse. 

No passado sábado, numa reunião do comité central do Syriza, Tsipras afirmou que, no Eurogrupo, a Grécia se deparou "com um eixo de poderes, liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações", acusação que motivou queixas das autoridades de Madrid e Lisboa em Bruxelas.


Lusa
  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Governo avança com plano para a utilização da bicicleta

    País

    O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou esta seguda-feira em Caminha a elaboração, este ano, de um Plano Nacional para a Promoção da Bicicleta e Outros Modos de Transporte Suaves para estimular a utilização daquele meio de transporte.