sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Atenas confirma pagamento de 450 M€ ao FMI

O prazo para a Grécia pagar os mais de 450 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional termina hoje. Atenas garantiu sempre ter dinheiro para pagar este empréstimo, a par dos salários, das pensões e de outros compromissos do Estado. Um pagamento confirmado já esta manhã por uma fonte do Governo de Alexis Tsipras à agência Reuters.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

A confirmação acontece um dia depois de ser conhecida a demissão do representante da Grécia no Fundo Monetário Internacional. Thanos Katsambas alegou motivos pessoais, mas a saída está a ser associada à visita do ministro das Finanças a Washington e ao encontro com a responsável do FMI, no domingo passado.

 

Mais um encontro para Varoufakis garantir o pagamento destes 450 milhões de euros ao FMI, mas que poderá ter ditado a substituição do representante indicado plo anterior governo de Lucas Papademos.

 

Atenas continua a tentar chegar a acordo com a União Europeia e os credores internacionais até ao final deste mês. Em maio, o Governo grego tem mais uma tranche a pagar, de quase 750 milhões de euros, para evitar a bancarrota e a saída da zona euro.

  • Encontro de Tsipras com Putin motivou críticas de parceiros europeus
    1:21

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro grego encontrou-se esta quarta-feira em Moscovo com o Presidente russo, que fez questão de sublinhar que a Grécia não lhe pediu ajuda financeira. Num momento particularmente delicado para a economia grega, Alexis Tspiras volta-se para um dos históricos parceiros comerciais e apela ao abandono da política de sanções, impostas pela União Europeia a Moscovo. O encontro "caiu mal" a alguns parceiros europeus.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35