sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças alemão confia que Grécia não sairá da zona euro

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, considerou hoje que uma saída da Grécia da zona euro é pouco provável, mas que os mercados financeiros já integraram essa eventualidade.

© Joshua Roberts / Reuters

"Estou confiante que isso não aconteça", disse Schaüble num colóquio em Nova Iorque, sobre uma possível saída da Grécia da zona euro, sublinhando que de momento "não há contágio" da crise grega e que os mercados dizem que estão preparados para o que vier a acontecer.

"Até agora não temos solução e não creio que tenhamos na próxima semana", afirmou o ministro, ainda a propósito da crise grega.

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se no próximo dia 24, em Riga, na Letónia. Segundo a imprensa alemã, terão fixado até 20 de abril para se chegar a acordo com Atenas quanto ao novo programa de reformas que deve ser adotado em troca da última tranche do empréstimo internacional concedido à Grécia.

Schaüble reconheceu que a situação é "bastante difícil para a Grécia" e considerou que o novo governo liderado pelo Syriza "destruiu" os pressupostos em que se baseava a recuperação do país.

"Não é preciso mais dinheiro", afirmou em relação ao programa de assistência financeira à Grécia, "precisamos de mais reformas", acrescentou, apontando como principal problema da Grécia não a dívida, mas "a falta de competitividade".

Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.