sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças alemão confia que Grécia não sairá da zona euro

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, considerou hoje que uma saída da Grécia da zona euro é pouco provável, mas que os mercados financeiros já integraram essa eventualidade.

© Joshua Roberts / Reuters

"Estou confiante que isso não aconteça", disse Schaüble num colóquio em Nova Iorque, sobre uma possível saída da Grécia da zona euro, sublinhando que de momento "não há contágio" da crise grega e que os mercados dizem que estão preparados para o que vier a acontecer.

"Até agora não temos solução e não creio que tenhamos na próxima semana", afirmou o ministro, ainda a propósito da crise grega.

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se no próximo dia 24, em Riga, na Letónia. Segundo a imprensa alemã, terão fixado até 20 de abril para se chegar a acordo com Atenas quanto ao novo programa de reformas que deve ser adotado em troca da última tranche do empréstimo internacional concedido à Grécia.

Schaüble reconheceu que a situação é "bastante difícil para a Grécia" e considerou que o novo governo liderado pelo Syriza "destruiu" os pressupostos em que se baseava a recuperação do país.

"Não é preciso mais dinheiro", afirmou em relação ao programa de assistência financeira à Grécia, "precisamos de mais reformas", acrescentou, apontando como principal problema da Grécia não a dívida, mas "a falta de competitividade".

Lusa
  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano