sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Ministro das Finanças alemão confia que Grécia não sairá da zona euro

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, considerou hoje que uma saída da Grécia da zona euro é pouco provável, mas que os mercados financeiros já integraram essa eventualidade.

© Joshua Roberts / Reuters

"Estou confiante que isso não aconteça", disse Schaüble num colóquio em Nova Iorque, sobre uma possível saída da Grécia da zona euro, sublinhando que de momento "não há contágio" da crise grega e que os mercados dizem que estão preparados para o que vier a acontecer.

"Até agora não temos solução e não creio que tenhamos na próxima semana", afirmou o ministro, ainda a propósito da crise grega.

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se no próximo dia 24, em Riga, na Letónia. Segundo a imprensa alemã, terão fixado até 20 de abril para se chegar a acordo com Atenas quanto ao novo programa de reformas que deve ser adotado em troca da última tranche do empréstimo internacional concedido à Grécia.

Schaüble reconheceu que a situação é "bastante difícil para a Grécia" e considerou que o novo governo liderado pelo Syriza "destruiu" os pressupostos em que se baseava a recuperação do país.

"Não é preciso mais dinheiro", afirmou em relação ao programa de assistência financeira à Grécia, "precisamos de mais reformas", acrescentou, apontando como principal problema da Grécia não a dívida, mas "a falta de competitividade".

Lusa
  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.