sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Pierre Moscovici diz que a UE não está a preparar a saída da Grécia da Zona Euro

A União Europeia não está a preparar a saída da Grécia da Zona Euro, disse hoje o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

© Francois Lenoir / Reuters

"Não há preparações para uma 'Grexit'" [contração em inglês de 'Grécia' e 'saída'], afirmou Moscovici, que garantiu também que "não há 'Plano B'", citado pela agência noticiosa AFP.

"A posição da Comissão Europeia é a de que a Grécia tem o seu lugar na Zona Euro. Estamos a trabalhar nessa base", especificou. 

Os comentários de Moscovici foram feitos depois de dois dirigentes seniores do Fundo Monetário Internacional (FMI) terem sugerido no início desta semana que, apesar de a saída da Grécia da Zona Euro não ser ideal, se acontecesse, a União Europeia deveria aproveitar a ocasião para avançar para uma união política e orçamental total. 

Moscovici porém admitiu que as negociações entre a União Europeia e Atenas, para manter o financiamento da Grécia e evitar um desastroso incumprimento, estavam a avançar "demasiado devagar". 

A data estipulada para um acordo é o dia 24 de abril, quando o Eurogrupo, que junta os ministros as Finanças da Zona Euro, se reúne em Riga, na Letónia. 

A Grécia pretende um financiamento de 7,2 mil milhões de euros para suportar a economia e pagar dívidas ao FMI e ao Banco Central Europeu, mas tem deparado com fortes exigências de alterações internas por parte dos seus credores. 

Moscovici adiantou ainda que há muitos detalhes que precisam de ser acertados: "O tempo está a esgotar-se. É absolutamente crucial conseguir um progresso sólido". 

Lusa
  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19