sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Plano de reformas grego analisado hoje em Paris

O plano de reformas grego vai ser discutido hoje em Paris pelo "Grupo de Bruxelas" numa altura em que não existe qualquer perspetiva sobre decisões para desbloquear o financiamento de que Atenas necessita com urgência. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

O "Grupo de Bruxelas", formado pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), vai discutir com as autoridades gregas o plano de reformas que não convence os credores internacionais. 

A Comissão Europeia já fez saber que "não está satisfeita" com o nível dos progressos alcançado até ao momento acrescentando que falta um acordo a nível técnico para, "pelo menos", conseguir dos credores a autorização para o plano de reformas que deve vir a ser apresentado na próxima reunião dos países da zona euro, agendado para sexta-feira em Riga.

Por outro lado, em Washington decorre a reunião de primavera do Banco Mundial e do FMI com a presença do ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, e os homólogos europeus assim como os líderes das instituições credoras.

Na capital norte-americana encontram-se igualmente o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, assim como os presidentes do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem e do BCE, Mario Draghi com quem Varoufakis se reuniu na sexta-feira. 

Dijesselbloem não tem previsto qualquer encontro com o ministro grego, segundo as fontes da EFE, apesar de admitirem que possa realizar-se uma reunião à margem da cimeira.

O ministro das Finanças alemãs, Wolfgang Schauble, como Moscovici, já demonstraram uma falta de perspetivas sobre um acordo entre Atenas e os parceiros da zona euro, em Riga e que consideram pouco realista uma mudança de posições em apenas uma semana.

Schauble disse na quarta-feira em Nova Iorque que "ninguém espera que se alcance uma solução" no dia 24 de abril e Moscovici afirmou ao Financial Times que as negociações com Atenas não foram demasiado efetivas até ao momento.

Moscovici disse mesmo que a reunião decisiva vai ser, provavelmente, o encontro agendado para o dia 11 de maio em Bruxelas e não o encontro da Letónia.

Hoje, a revista alemã Der Spiegel refere que o governo grego prevê assinar com a Rússia um acordo na área da energia já na próxima semana o que pode garantir a Atenas entre três mil a cinco mil milhões de euros de pagamentos antecipados.

A publicação que cita fontes da cúpula do Syriza, partido no poder na Grécia, refere que o acordo com Moscovo vai ser assinado na terça-feira e vai permitir a Atenas liquidez a curto prazo. 

Até ao momento a notícia ainda não foi comentada.


Lusa
  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.