sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Tsipras rejeita "condições humilhantes" para acordo de financiamento

Tsipras rejeita "condições humilhantes" para acordo de financiamento

O primeiro-ministro grego disse este sábado que o país está na fase final das negociações do acordo de financiamento. Alexis Tsipras garantiu, num encontro do partido, o Syriza, que a Grécia não vai aceitar os cortes de salários e pensões, e o aumento do IVA, como pretendiam os credores. O Governo quer uma solução viável, mas recusa condições humilhantes.

  • Merkel avisa que Grécia vai ter de continuar a negociar com Comissão, FMI e BCE
    0:36

    Crise na Grécia

    A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que a conversa que teve ontem com o primeiro-ministro grego foi construtiva, mas alerta que a Grécia vai ter de continuar a negociar com as três instituições: a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o BCE. O Governo grego tinha a esperança de que o encontro com Merkel e Hollande, à margem da cimeira da Riga, pudesse desbloquear o impasse, mas a chanceler alemã terá mostrado que a posição dos credores não mudou e que a Grécia precisa de se comprometer com as reformas, incluindo a do mercado laboral e do IVA, se quer receber os 7,2 mil milhões de euros que restam do resgate.

  • Impasse grego na Cimeira Europeia em Riga
    1:24

    Crise na Grécia

    Mais uma cimeira europeia em que a Grécia volta a estar no centro das atenções. O futuro do país discute-se em Riga, na Letónia. O primeiro-ministro português lamenta a ausência de sinais em relação a um entendimento. Já Durão Barroso considera que a saída da Grécia do euro está mais próxima do que em 2011.

  • Ministro francês das Finanças apela a esforços de consolidação na Zona Euro
    1:00

    Economia

    O ministro francês das Finanças diz que os países do euro têm que encontrar uma solução para que a Grécia se mantenha no Zona Euro, porque está em jogo também a credibilidade da União Monetária Europeia. Michel Sapin esteve este sábado reunido com a ministra Maria Luís Albuquerque e, no final do encontro, deixou uma certeza: a de que é preciso mais esforços de consolidação.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.