sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Nicolas Sarkozy afirma que Tsipras não está à altura da situação na Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, não está à altura da situação na Grécia, afirmou hoje em Berlim, Alemanha, o antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy, que pediu também apoio para o país.

Thibault Camus

"Houve eleições, o povo grego tem sofrido muito e no seu sofrimento escolheu um primeiro-ministro que não está à altura da situação", disse Nicolas Sarkozy, durante um encontro com empresários alemães.

Prestando homenagem ao ex-primeiro-ministro grego, o conservador Antonis Samaras, que "restaurou o crescimento na Grécia e iniciou reformas", Nicolas Sarkozy sublinhou que se está de volta à "estaca zero".

"Mas continuo convencido de que não podemos desistir" da Grécia, disse.

Há mais de quatro meses, que Atenas negoceia com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional reformas para ser libertada uma ajuda de 7,2 mil milhões de euros.

Sem aquele dinheiro, persiste a dúvida sobre a capacidade do país para pagar, até 30 de junho, 1,6 mil milhões de euros do empréstimo ao FMI.

Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.