sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Varoufakis diz que resgate tem de "começar do zero"

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse, numa entrevista ao jornal Bild, que o resgate da Grécia tem de começar novamente e que a Europa deve admitir que o que fez até agora "foi um erro".

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Somos todos humanos e é difícil admitir erros. Creio que vai ser preciso tempo para que as instituições europeias, Berlim e Bruxelas reconheçam que o programa que apoiaram durante cinco anos foi um erro mas não há outro caminho", disse, citado na edição de hoje do jornal alemão.

"Vamos ter de começar do zero com o plano de resgate, fazer tábua rasa", acrescentou.

Nesta entrevista, Varoufakis insiste na sua abordagem de que a Grécia precisa de vincular o pagamento da dívida ao crescimento económico, além de um perdão.

"Em primeiro lugar precisamos de vincular o pagamento da dívida ao crescimento económico. Em segundo lugar precisamos de um perdão, só assim podemos garantir o pagamento da maior parte da dívida", disse.

O ministro disse também que é necessário um alargamento dos prazos de pagamento, fazendo uma referência à dívida de 7.000 milhões de euros ao Banco Central Europeu, cujo prazo termina no verão.

"No verão vamos ter de pagar 7.000 milhões ao BCE mas não temos esse dinheiro. Devemos, então, recorrer outra vez aos contribuintes alemães para que nos emprestem dinheiro e possamos pagar ao BCE? Isso não tem sentido. É melhor adiar o pagamento", disse.



Lusa
  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.