sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bruxelas divulga proposta que estava a ser negociada com Governo grego

A Comissão Europeia divulgou hoje "em nome da transparência e da informação do povo grego" a última proposta dos credores, que estava a ser negociada com os responsáveis gregos, e que, segundo Bruxelas, incorporava as propostas de Atenas.

© Yannis Behrakis / Reuters

O comunicado da Comissão Europeia (CE) salienta que as últimas propostas dos credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) tinham em conta as sugestões apresentadas pelas autoridades gregas a 08, 14, 22 e 24 de junho, bem como as conversações a nível político e técnico que tiveram lugar ao longo da semana.

Segundo a Comissão, o texto foi discutido com os responsáveis gregos na sexta-feira à noite, antes da reunião de sábado do Eurogrupo, onde deveria ter sido alcançado "um acordo abrangente para a Grécia" que incluiria não apenas as medidas a serem acordadas em conjunto, mas também as futuras necessidades de financiamento e a sustentabilidade da dívida grega.

Incluía igualmente, de acordo com o mesmo comunicado, um pacote de apoio ao emprego e crescimento na Grécia, impulsionando a recuperação e o investimento na economia real, que foi discutido e aprovado no Colégio de Comissários da Comissão Europeia a 24 de junho.

Contudo, "nem esta última versão do documento, nem um esboço de um acordo abrangente puderam ser finalizados formalmente nem apresentados no Eurogrupo, devido à decisão unilateral dos responsáveis gregos de abandonarem o processo".

O documento, de dez páginas, foi divulgado em inglês na página da Internet da Comissão Europeia.

Entre as medidas a serem adotadas pelo Governo grego incluem-se, entre outras, alterações ao IVA, IRS e IRC e sistema de pensões, aumento das taxas sobre embarcações recreativas, legislação adicional para o setor financeiro.


Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.