sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Obama e Merkel dizem que Grecia deve retomar reformas e permanecer no euro

O presidente norte-americano e a chanceler alemã concordaram hoje que a Grécia precisa de voltar às reformas e evitar a saída da zona euro, disse a Casa Branca. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Num telefonema sobre a crise grega, Barack Obama e Angela Merkel "concordaram ser fundamental fazer um esforço para regressar a um caminho que permita à Grécia retomar as reformas e o crescimento no seio da zona euro", indicou em comunicado a presidência dos Estados Unidos. 

O programa de resgate da Grécia termina na terça-feira e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo, agendado para 05 de julho. 

Entretanto, segundo o presidente executivo do banco do Pireu, Anthimos Thomopoulos, citado pela agência financeira Bloomberg, foi decidido fechar os bancos gregos na segunda-feira para evitar o colapso financeiro. 

O anúncio de Thomopoulos surgiu após o Governo grego reunir, esta tarde, o conselho de estabilidade financeira.

Lusa
  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Parlamento debate uso de animais no circo: as posições do PCP, Bloco e PAN
    2:03
  • ONU analisa proposta do Egito que visa anular decisão de Trump sobre Jerusalém
    1:27

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas está a analisar um projeto de resolução que pretende rejeitar a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel. O projeto de resolução, proposto pelo Egito, deverá ser votado amanhã mas vai, seguramente, contar com o voto contra dos Estados Unidos.