sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Obama e Merkel dizem que Grecia deve retomar reformas e permanecer no euro

O presidente norte-americano e a chanceler alemã concordaram hoje que a Grécia precisa de voltar às reformas e evitar a saída da zona euro, disse a Casa Branca. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Num telefonema sobre a crise grega, Barack Obama e Angela Merkel "concordaram ser fundamental fazer um esforço para regressar a um caminho que permita à Grécia retomar as reformas e o crescimento no seio da zona euro", indicou em comunicado a presidência dos Estados Unidos. 

O programa de resgate da Grécia termina na terça-feira e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo, agendado para 05 de julho. 

Entretanto, segundo o presidente executivo do banco do Pireu, Anthimos Thomopoulos, citado pela agência financeira Bloomberg, foi decidido fechar os bancos gregos na segunda-feira para evitar o colapso financeiro. 

O anúncio de Thomopoulos surgiu após o Governo grego reunir, esta tarde, o conselho de estabilidade financeira.

Lusa
  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.