sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Obama e Merkel dizem que Grecia deve retomar reformas e permanecer no euro

O presidente norte-americano e a chanceler alemã concordaram hoje que a Grécia precisa de voltar às reformas e evitar a saída da zona euro, disse a Casa Branca. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

Num telefonema sobre a crise grega, Barack Obama e Angela Merkel "concordaram ser fundamental fazer um esforço para regressar a um caminho que permita à Grécia retomar as reformas e o crescimento no seio da zona euro", indicou em comunicado a presidência dos Estados Unidos. 

O programa de resgate da Grécia termina na terça-feira e o Eurogrupo recusou alargar o prazo até ser conhecido o resultado do referendo, agendado para 05 de julho. 

Entretanto, segundo o presidente executivo do banco do Pireu, Anthimos Thomopoulos, citado pela agência financeira Bloomberg, foi decidido fechar os bancos gregos na segunda-feira para evitar o colapso financeiro. 

O anúncio de Thomopoulos surgiu após o Governo grego reunir, esta tarde, o conselho de estabilidade financeira.

Lusa
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57