sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Pensionistas gregos queixam-se que dinheiro mal dá para sobreviver

enviados sic

Pensionistas gregos queixam-se que dinheiro mal dá para sobreviver

Uma das medidas de austeridade mais polémicas é o corte nas pensões. Na Grécia, como em Portugal, os pensionistas e reformados queixam-se que o dinheiro já mal chega para sobreviver. Esta manhã, milhares de pensionistas voltaram a correr aos balcões dos bancos para tentar levantar mais algum dinheiro. A reportagem é dos enviados da SIC à Grécia, Anselmo Crespo e Rodrigo Lobo.

  • O que cede e o que exige agora a Grécia
    3:40

    Crise na Grécia

    A Grécia deu um passo atrás e aceitou muito do que até aqui tinha vindo a rejeitar, por parte dos credores. A partir de Atenas, o primeiro-ministro grego disse estar disposto a seguir a maior parte das propostas que lhe tinham sido apresentadas. Para esta tarde está marcada uma reunião do Eurogrupo, mas a Alemanha já avsiou que qualquer decisão só deve ser tomada depois do referendo de domingo.

  • Milhares manifestaram-se em Atenas a favor do "sim"
    1:39

    Crise na Grécia

    Milhares de pessoas participaram, ontem, numa manifestação em Atenas a favor do "sim" no referendo do próximo domingo. Os manifestantes contestaram o Governo de Alexis Tsypras e defendem que a Grécia deve aceitar os termos dos credores e medidas mais austeras para pagar a dívida.

  • Grécia apresenta contraproposta, Eurogrupo cético

    Crise na Grécia

    A Grécia confirma que fez uma nova proposta com correções à que foi apresentada pelos credores. A edição online do Financial Times noticiou que o governo helénico estava disposto a ceder aos credores, exigindo no entanto, que sejam feitas pequenas alterações ao documento apresentado na sexta-feira passada. Mas a contraproposta parece não colher consenso no Eurogrupo. Merkel também já disse que não haverá negociações antes do referendo de domingo.

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.