sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Socialistas europeus pedem aos gregos que não virem costas à Europa

O presidente do Partido Socialista Europeu, Sergei Stanishev, pediu hoje aos gregos que "não virem costas à Europa" quando votarem no referendo de domingo sobre as exigências dos credores internacionais.

© Stoyan Nenov / Reuters

"No domingo, os gregos exercem o seu direito democrático. Espero sinceramente que ao fazê-lo não virem costas à Europa", afirmou Stanishev num comunicado.

"As imagens que temos visto da Grécia nos últimos dias são dolorosas para todos os europeus. As pessoas que vemos em filas durante horas são pensionistas europeus, pais e mães europeus", afirmou, assegurando que os "socialistas europeus" lutam "por eles e pela Grécia, cujo lugar é no coração da Europa".

Segundo Stanishev, os partidos socialistas europeus têm combatido "as forças conservadoras que impõem uma dura austeridade" por uma mudança na Europa. "Juntos conseguimos muito, mas só o podemos fazer se estivermos unidos", concluiu.

A Grécia vota no domingo em referendo as medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais - Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - em troca de ajuda financeira.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.