sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Socialistas europeus pedem aos gregos que não virem costas à Europa

O presidente do Partido Socialista Europeu, Sergei Stanishev, pediu hoje aos gregos que "não virem costas à Europa" quando votarem no referendo de domingo sobre as exigências dos credores internacionais.

© Stoyan Nenov / Reuters

"No domingo, os gregos exercem o seu direito democrático. Espero sinceramente que ao fazê-lo não virem costas à Europa", afirmou Stanishev num comunicado.

"As imagens que temos visto da Grécia nos últimos dias são dolorosas para todos os europeus. As pessoas que vemos em filas durante horas são pensionistas europeus, pais e mães europeus", afirmou, assegurando que os "socialistas europeus" lutam "por eles e pela Grécia, cujo lugar é no coração da Europa".

Segundo Stanishev, os partidos socialistas europeus têm combatido "as forças conservadoras que impõem uma dura austeridade" por uma mudança na Europa. "Juntos conseguimos muito, mas só o podemos fazer se estivermos unidos", concluiu.

A Grécia vota no domingo em referendo as medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais - Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu - em troca de ajuda financeira.

 

 

 

 

Lusa

 

  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.