sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Bancos gregos permanecem encerrados até quarta-feira

Os bancos gregos vão permanecer encerrados até quarta-feira, mantendo-se o limite de levantamento diário de 60 euros por indivíduo, refere a agência de notícias grega, citando fonte oficial. 

Os bancos gregos estão fechados desde 29 de junho.

Os bancos gregos estão fechados desde 29 de junho.

© Christian Hartmann / Reuters

De acordo com a France Presse, que cita a agência grega, novos desenvolvimentos nesta matéria deverão depender das decisões do Banco Central Europeu (BCE), que tem agendada para esta tarde uma teleconferência dos governadores da instituição para discutir a linha de liquidez à banca grega para as 16:00 GMT (17:00 em Lisboa).

De acordo com um decreto sobre o controlo de capitais publicado há uma semana, em Atenas, os bancos da Grécia iriam permanecer encerrados até 06 de julho, no dia seguinte ao referendo, estando o levantamento de dinheiro limitado a 60 euros diários.

O documento, assinado há uma semana pelo Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, refere "a extremamente urgente necessidade de proteger o sistema financeiro e a economia grega devido à falta de liquidez provocada pela decisão tomada pelo Eurogrupo".

As medidas radicais foram impostas para proteger o sistema bancário da ameaça de um pânico generalizado face à perspetiva de incumprimento pela Grécia e ao impacto do anúncio do referendo sobre as negociações com os credores. 

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano