sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Euclide Tsakalotos toma hoje posse como ministro das Finanças grego

Euclide Tsakalotos é o novo ministro grego das Finanças, anunciou a Presidência grega, acrescentando que o governante vai tomar posse ainda hoje, pelas 18h00 em Portugal.. 

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Euclid Tsakalotos vai fazer o seu juramento de tomada de posse às 17:00 GMT de hoje", disse o gabinete do chefe de Estado grego, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Até aqui ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros, Euclid Tsakalotos tem 55 anos, é doutorado pela Universidade de Oxford, em Inglaterra, e é considerado um economista da esquerda moderada. Em 2012 foi eleito deputado pelo Syriza, pertencendo ao comité central e ao secretariado nacional do partido de esquerda radical.

No domingo, os gregos rejeitaram, em referendo e por ampla maioria (61,34%), as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.