sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Euclide Tsakalotos toma hoje posse como ministro das Finanças grego

Euclide Tsakalotos é o novo ministro grego das Finanças, anunciou a Presidência grega, acrescentando que o governante vai tomar posse ainda hoje, pelas 18h00 em Portugal.. 

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Euclid Tsakalotos vai fazer o seu juramento de tomada de posse às 17:00 GMT de hoje", disse o gabinete do chefe de Estado grego, citado pela agência noticiosa francesa AFP.

Até aqui ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros, Euclid Tsakalotos tem 55 anos, é doutorado pela Universidade de Oxford, em Inglaterra, e é considerado um economista da esquerda moderada. Em 2012 foi eleito deputado pelo Syriza, pertencendo ao comité central e ao secretariado nacional do partido de esquerda radical.

No domingo, os gregos rejeitaram, em referendo e por ampla maioria (61,34%), as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC