sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Partidos gregos elaboram "texto conjunto" de apoio às negociações

Dirigentes dos principais partidos gregos decidiram hoje elaborar "um texto conjunto" de apoio às negociações entre o Governo e os credores do país para um acordo ao nível europeu, anunciou o ministro da Defesa, Panos Kammenos.

© Christian Hartmann / Reuters

Esse acordo deverá também solucionar "a questão da viabilidade da dívida", indicou Kammenos, que dirige também o partido soberanista de direita Gregos Independentes (ANEL), pertencente à coligação governamental com o partido da esquerda radical Syriza do primeiro-ministro, Alexis Tsipras. 

Os partidos gregos, exceto os neonazis do Aurora Dourada, reuniram-se hoje durante várias horas sob a égide do Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos. 

"Não há outro caminho possível que não seja chegar a um acordo" com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), disse Kammenos à imprensa no final da reunião dedicada à redação do texto. 

Por sua vez, Vaguelis Meimerakis, presidente interino do partido de direita Nova Democracia, confirmou que o seu partido ia contribuir para esse "texto conjunto" que deverá ser divulgado ainda hoje.

Numa conversa telefónica mantida hoje à tarde, Alexis Tsipras chegou a acordo com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre a ideia de que Atenas apresentará propostas na cimeira europeia de terça-feira em Bruxelas.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.