sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de crise da Zona Euro arranca em Bruxelas

A cimeira de emergência da Zona Euro arrancou esta terça-feira, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos a dar após o "não" dos gregos às propostas dos credores.

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

© Yves Herman / Reuters

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa), com Portugal representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

À chegada a esta cimeira de crise, depois de mais de 60% dos gregos terem recusado em referendo as últimas propostas dos credores em troca de mais ajuda financeira, a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, disseram que é urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida". 

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Fontes diplomáticas indicaram que também é provável a realização de uma nova cimeira da zona euro nos próximos dias.

Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.