sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de crise da Zona Euro arranca em Bruxelas

A cimeira de emergência da Zona Euro arrancou esta terça-feira, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos a dar após o "não" dos gregos às propostas dos credores.

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

© Yves Herman / Reuters

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa), com Portugal representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

À chegada a esta cimeira de crise, depois de mais de 60% dos gregos terem recusado em referendo as últimas propostas dos credores em troca de mais ajuda financeira, a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, disseram que é urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida". 

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Fontes diplomáticas indicaram que também é provável a realização de uma nova cimeira da zona euro nos próximos dias.

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28