sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Cimeira de crise da Zona Euro arranca em Bruxelas

A cimeira de emergência da Zona Euro arrancou esta terça-feira, em Bruxelas, para discutir a situação da Grécia e os próximos passos a dar após o "não" dos gregos às propostas dos credores.

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa).

© Yves Herman / Reuters

A cimeira começou já depois da hora marcada para o seu início, 18:30 de Bruxelas (17:30 de Lisboa), com Portugal representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

À chegada a esta cimeira de crise, depois de mais de 60% dos gregos terem recusado em referendo as últimas propostas dos credores em troca de mais ajuda financeira, a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, disseram que é urgente uma decisão sobre a Grécia, nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade mas a par com responsabilidade nacional.

Antes da cimeira, decorreu hoje em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Neste encontro, Tsakalotos não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral.

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda da Grécia ao fundo de resgate da zona euro, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã, havendo de seguida uma reunião do Eurogrupo por teleconferência.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida". 

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Fontes diplomáticas indicaram que também é provável a realização de uma nova cimeira da zona euro nos próximos dias.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres.Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.