sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia propõe aumento do IVA e mudanças nas pensões e na Função Pública

As propostas que o Governo grego enviou esta quinta-feira aos credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública.

© Christian Hartmann / Reuters

O governo grego cumpriu o prometido e entregou o plano de reformas para obter o terceiro resgate. A proposta vai ser analisada amanhã pelo Eurogrupo. Esta sexta-feira o pacote de medidas vai ao parlamento grego para ter a aprovação dos deputados. 

A série de reformas e cortes na despesa incluem a reforma do IVA, com aumentos de impostos.  O governo estima que a alteração das taxas do IVA possa render 1.800 milhões de euros por ano. Na restauração, passa para 23%, nos hotéis e nalguns bens de consumo sobe para 13%. 

Outro ponto crítico da proposta são os cortes na despesa do Estado com as pensões, com restrições às reformas antecipadas e um aumento das contribuições dos pensionistas para a saúde.

O governo grego compromete-se a fazer uma reforma da administração pública, com cortes nos suplementos de remuneração e a criação de um quadro de mobilidade, abrindo ainda a porta à saída de funcionários.

O documento prevê ainda uma reforma fiscal e medidas de combate à corrupção.

  • Análise à proposta de reformas do Governo grego
    2:22

    Crise na Grécia

    As propostas que o Governo grego enviou hoje aos seus credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública, avançou a agência AFP citando a página oficial do executivo de Atenas. O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos. A análise é de José Gomes Ferreira, SIC.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.