sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia propõe aumento do IVA e mudanças nas pensões e na Função Pública

As propostas que o Governo grego enviou esta quinta-feira aos credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública.

© Christian Hartmann / Reuters

O governo grego cumpriu o prometido e entregou o plano de reformas para obter o terceiro resgate. A proposta vai ser analisada amanhã pelo Eurogrupo. Esta sexta-feira o pacote de medidas vai ao parlamento grego para ter a aprovação dos deputados. 

A série de reformas e cortes na despesa incluem a reforma do IVA, com aumentos de impostos.  O governo estima que a alteração das taxas do IVA possa render 1.800 milhões de euros por ano. Na restauração, passa para 23%, nos hotéis e nalguns bens de consumo sobe para 13%. 

Outro ponto crítico da proposta são os cortes na despesa do Estado com as pensões, com restrições às reformas antecipadas e um aumento das contribuições dos pensionistas para a saúde.

O governo grego compromete-se a fazer uma reforma da administração pública, com cortes nos suplementos de remuneração e a criação de um quadro de mobilidade, abrindo ainda a porta à saída de funcionários.

O documento prevê ainda uma reforma fiscal e medidas de combate à corrupção.

  • Análise à proposta de reformas do Governo grego
    2:22

    Crise na Grécia

    As propostas que o Governo grego enviou hoje aos seus credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública, avançou a agência AFP citando a página oficial do executivo de Atenas. O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos. A análise é de José Gomes Ferreira, SIC.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.