sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Grécia propõe aumento do IVA e mudanças nas pensões e na Função Pública

As propostas que o Governo grego enviou esta quinta-feira aos credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública.

© Christian Hartmann / Reuters

O governo grego cumpriu o prometido e entregou o plano de reformas para obter o terceiro resgate. A proposta vai ser analisada amanhã pelo Eurogrupo. Esta sexta-feira o pacote de medidas vai ao parlamento grego para ter a aprovação dos deputados. 

A série de reformas e cortes na despesa incluem a reforma do IVA, com aumentos de impostos.  O governo estima que a alteração das taxas do IVA possa render 1.800 milhões de euros por ano. Na restauração, passa para 23%, nos hotéis e nalguns bens de consumo sobe para 13%. 

Outro ponto crítico da proposta são os cortes na despesa do Estado com as pensões, com restrições às reformas antecipadas e um aumento das contribuições dos pensionistas para a saúde.

O governo grego compromete-se a fazer uma reforma da administração pública, com cortes nos suplementos de remuneração e a criação de um quadro de mobilidade, abrindo ainda a porta à saída de funcionários.

O documento prevê ainda uma reforma fiscal e medidas de combate à corrupção.

  • Análise à proposta de reformas do Governo grego
    2:22

    Crise na Grécia

    As propostas que o Governo grego enviou hoje aos seus credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública, avançou a agência AFP citando a página oficial do executivo de Atenas. O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos. A análise é de José Gomes Ferreira, SIC.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.