sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

O parlamento da Grécia vota esta quarta-feira o acordo de resgate financeiro. No Syriza, o primeiro-ministro tem já a oposição de dezenas de deputados e de alguns ministros. Deverá ganhar a votação por maioria, mas com os votos da oposição. Alexis Tsipras confessou já que não acredita no acordo que assinou com os credores internacionais.

  • Varoufakis compara acordo ao Tratado de Versalhes
    0:36

    Crise na Grécia

    O antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis comparou o acordo entre a Grécia e os credores internacionais ao Tratado de Versalhes, assinado no final da Primeira Guerra Mundial e que representou uma humilhação para a Alemanha. As declarações foram feitas durante o debate no parlamento grego, onde considerou que as negociações foram um falhanço.

  • Passos diz que não faz sentido falar em perdão da dívida grega
    0:24

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro diz que não faz sentido nenhum falar num perdão de dívida à Grécia, respondendo ao FMI, que defendeu que a dívida grega é insustentável e que, no pior dos cenários, tem de ser perdoada. Passos Coelho sublinha que a decisão dos líderes europeus foi de emprestar mais dinheiro ao país e que, por isso, é absurdo perdoar para depois voltar a emprestar.

  • Confrontos em Atenas após protesto pacífico contra acordo de austeridade
    3:02

    Crise na Grécia

    Na Grécia, há registos de confrontos em frente ao Parlamento. Na praça Syntagma, manifestantes atiraram cocktails molotov à polícia. Os agentes anti-motim responderam com gás lacrimogéneo e ordenaram a dispersão de outras centenas de pessoas, que protestavam pacificamente contra o acordo de austeridade, que está a ser debatido pelos parlamentares, como relata, em direto, a enviada da SIC a Atenas, Cândida Pinto.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.