sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

O parlamento da Grécia vota esta quarta-feira o acordo de resgate financeiro. No Syriza, o primeiro-ministro tem já a oposição de dezenas de deputados e de alguns ministros. Deverá ganhar a votação por maioria, mas com os votos da oposição. Alexis Tsipras confessou já que não acredita no acordo que assinou com os credores internacionais.

  • Varoufakis compara acordo ao Tratado de Versalhes
    0:36

    Crise na Grécia

    O antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis comparou o acordo entre a Grécia e os credores internacionais ao Tratado de Versalhes, assinado no final da Primeira Guerra Mundial e que representou uma humilhação para a Alemanha. As declarações foram feitas durante o debate no parlamento grego, onde considerou que as negociações foram um falhanço.

  • Passos diz que não faz sentido falar em perdão da dívida grega
    0:24

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro diz que não faz sentido nenhum falar num perdão de dívida à Grécia, respondendo ao FMI, que defendeu que a dívida grega é insustentável e que, no pior dos cenários, tem de ser perdoada. Passos Coelho sublinha que a decisão dos líderes europeus foi de emprestar mais dinheiro ao país e que, por isso, é absurdo perdoar para depois voltar a emprestar.

  • Confrontos em Atenas após protesto pacífico contra acordo de austeridade
    3:02

    Crise na Grécia

    Na Grécia, há registos de confrontos em frente ao Parlamento. Na praça Syntagma, manifestantes atiraram cocktails molotov à polícia. Os agentes anti-motim responderam com gás lacrimogéneo e ordenaram a dispersão de outras centenas de pessoas, que protestavam pacificamente contra o acordo de austeridade, que está a ser debatido pelos parlamentares, como relata, em direto, a enviada da SIC a Atenas, Cândida Pinto.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47