sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

Mais de 30 deputados do Syriza poderão votar "Não" ao acordo de resgate

O parlamento da Grécia vota esta quarta-feira o acordo de resgate financeiro. No Syriza, o primeiro-ministro tem já a oposição de dezenas de deputados e de alguns ministros. Deverá ganhar a votação por maioria, mas com os votos da oposição. Alexis Tsipras confessou já que não acredita no acordo que assinou com os credores internacionais.

  • Varoufakis compara acordo ao Tratado de Versalhes
    0:36

    Crise na Grécia

    O antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis comparou o acordo entre a Grécia e os credores internacionais ao Tratado de Versalhes, assinado no final da Primeira Guerra Mundial e que representou uma humilhação para a Alemanha. As declarações foram feitas durante o debate no parlamento grego, onde considerou que as negociações foram um falhanço.

  • Passos diz que não faz sentido falar em perdão da dívida grega
    0:24

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro diz que não faz sentido nenhum falar num perdão de dívida à Grécia, respondendo ao FMI, que defendeu que a dívida grega é insustentável e que, no pior dos cenários, tem de ser perdoada. Passos Coelho sublinha que a decisão dos líderes europeus foi de emprestar mais dinheiro ao país e que, por isso, é absurdo perdoar para depois voltar a emprestar.

  • Confrontos em Atenas após protesto pacífico contra acordo de austeridade
    3:02

    Crise na Grécia

    Na Grécia, há registos de confrontos em frente ao Parlamento. Na praça Syntagma, manifestantes atiraram cocktails molotov à polícia. Os agentes anti-motim responderam com gás lacrimogéneo e ordenaram a dispersão de outras centenas de pessoas, que protestavam pacificamente contra o acordo de austeridade, que está a ser debatido pelos parlamentares, como relata, em direto, a enviada da SIC a Atenas, Cândida Pinto.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.