sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eleições na Grécia "bastante prováveis" até outubro, diz ministro do Interior

O ministro do Interior grego afirmou hoje ser "bastante provável" que a Grécia seja forçada a eleições antecipadas até outubro, após divergências entre deputados do governo sobre o novo resgate acordado.

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Eleições serão muito provavelmente realizadas em setembro ou outubro, dependendo dos desenvolvimentos", declarou Nikos Voutsis à rádio grega Sto Kokkino, citada pela agência France Presse.

O parlamento grego aprovou uma série de medidas exigidas pelos credores como condição para desbloquear o novo plano de resgate aceite pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Mas muitos parlamentares do Syriza, o partido de esquerda que lidera o governo grego, recusaram aprovar os termos do acordo, que segundo a AFP são considerados humilhantes por muitos gregos.

A proposta foi aprovada pelo parlamento, depois de receber o apoio dos partidos conservadores, socialistas e pró-europeus na oposição.

Na segunda-feira, Atenas chegou a acordo com a União Europeia (UE) para um terceiro resgate de até 86 mil milhões de euros, garantindo em troca implementar aumentos de impostos, cortes nas reformas e privatizações.

Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego desde a vitória do Syriza nas eleições em janeiro, continua popular entre a sociedade grega.

Analistas citados pela AFP garantem que o governante poderá sair fortalecido após novas eleições, o que lhe permitiria afastar os membros do seu partido mais inconformados e aplicar as reformas acordadas.

Com Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50