sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eleições na Grécia "bastante prováveis" até outubro, diz ministro do Interior

O ministro do Interior grego afirmou hoje ser "bastante provável" que a Grécia seja forçada a eleições antecipadas até outubro, após divergências entre deputados do governo sobre o novo resgate acordado.

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Eleições serão muito provavelmente realizadas em setembro ou outubro, dependendo dos desenvolvimentos", declarou Nikos Voutsis à rádio grega Sto Kokkino, citada pela agência France Presse.

O parlamento grego aprovou uma série de medidas exigidas pelos credores como condição para desbloquear o novo plano de resgate aceite pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Mas muitos parlamentares do Syriza, o partido de esquerda que lidera o governo grego, recusaram aprovar os termos do acordo, que segundo a AFP são considerados humilhantes por muitos gregos.

A proposta foi aprovada pelo parlamento, depois de receber o apoio dos partidos conservadores, socialistas e pró-europeus na oposição.

Na segunda-feira, Atenas chegou a acordo com a União Europeia (UE) para um terceiro resgate de até 86 mil milhões de euros, garantindo em troca implementar aumentos de impostos, cortes nas reformas e privatizações.

Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego desde a vitória do Syriza nas eleições em janeiro, continua popular entre a sociedade grega.

Analistas citados pela AFP garantem que o governante poderá sair fortalecido após novas eleições, o que lhe permitiria afastar os membros do seu partido mais inconformados e aplicar as reformas acordadas.

Com Lusa

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14