sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eleições na Grécia "bastante prováveis" até outubro, diz ministro do Interior

O ministro do Interior grego afirmou hoje ser "bastante provável" que a Grécia seja forçada a eleições antecipadas até outubro, após divergências entre deputados do governo sobre o novo resgate acordado.

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

Nikos Voutsis (esquerda) com o primeiro-ministro Alexis Tsipras

© Alkis Konstantinidis / Reuter

"Eleições serão muito provavelmente realizadas em setembro ou outubro, dependendo dos desenvolvimentos", declarou Nikos Voutsis à rádio grega Sto Kokkino, citada pela agência France Presse.

O parlamento grego aprovou uma série de medidas exigidas pelos credores como condição para desbloquear o novo plano de resgate aceite pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Mas muitos parlamentares do Syriza, o partido de esquerda que lidera o governo grego, recusaram aprovar os termos do acordo, que segundo a AFP são considerados humilhantes por muitos gregos.

A proposta foi aprovada pelo parlamento, depois de receber o apoio dos partidos conservadores, socialistas e pró-europeus na oposição.

Na segunda-feira, Atenas chegou a acordo com a União Europeia (UE) para um terceiro resgate de até 86 mil milhões de euros, garantindo em troca implementar aumentos de impostos, cortes nas reformas e privatizações.

Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego desde a vitória do Syriza nas eleições em janeiro, continua popular entre a sociedade grega.

Analistas citados pela AFP garantem que o governante poderá sair fortalecido após novas eleições, o que lhe permitiria afastar os membros do seu partido mais inconformados e aplicar as reformas acordadas.

Com Lusa

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.