sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego quer concluir acordo com credores até 20 de agosto

O governo grego espera concluir um acordo com os credores sobre um novo empréstimo ao país até 20 de agosto, indicou hoje uma porta-voz governamental, Olga Gerovassili.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Segundo um comunicado da porta-voz, após a votação no parlamento, prevista para quarta-feira, de um segundo pacote de reformas controversas, o governo vai "retomar de imediato as negociações com as instituições - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - que devem prolongar-se o mais tardar até 20 de agosto".

Até essa data a Grécia espera finalizar um acordo para um terceiro resgate ao país, como foi acordado na semana passada entre Atenas e a zona euro.

A 20 de agosto, a Grécia tem de fazer um reembolso de 3,188 mil milhões de euros ao BCE, antes de um pagamento de 1,5 mil milhões de euros ao FMI em setembro.

Na segunda-feira, graças a um financiamento intercalar de 7,16 mil milhões de euros que recebeu do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, a Grécia liquidou um pagamento em atraso de cerca de 2 mil milhões de euros ao FMI e reembolsou o BCE em 4,2 mil milhões de euros.

A porta-voz explicou que o pacote de medidas que será votado no parlamento na quarta-feira não inclui a supressão gradual das reformas antecipadas dado que o governo acordou com as instituições remeter essa medida para "mais tarde".

Depois de alguma especulação sobre a realização de eleições legislativas antecipadas devido às divergências internas sobre as duras medidas que o governo liderado pelo Syriza teve de aceitar para chegar a um acordo de princípio com os credores, Olga Gerovassili afastou na segunda-feira essa possibilidade, considerando que "não seria útil neste momento", quando o governo tem de se concentrar na finalização de um acordo com os credores.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.