sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' esperados em Atenas na sexta-feira

Os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) são esperados em Atenas na sexta-feira para uma primeira visita de trabalho tendo em vista um terceiro resgate ao país, indicou fonte ministerial grega.

© Ronen Zvulun / Reuters

Questionada sobre a data de regresso dos representantes dos credores, a fonte limitou-se a dizer à imprensa que será na sexta-feira, mostrando-se evasiva quanto ao programa da delegação.

Fonte europeia indicou à AFP não poder confirmar se a visita terá lugar na sexta-feira, após a aprovação no parlamento grego na madrugada passada de um segundo pacote de medidas exigidas pelos credores.

Segundo fontes comunitárias citadas pela Efe, a delegação que irá a Atenas para garantir que a Grécia cumpre as reformas para um terceiro programa de assistência financeira ao país incluirá representantes do fundo europeu de resgate.

"O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira foi convidado com as outras instituições (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) a ir a Atenas para as negociações com as autoridades gregas sobre o programa", disseram.

As mesmas fontes sublinharam que a presença da 'troika' em Atenas está em linha com a declaração da cimeira da zona euro do passado dia 13 de julho.

Segundo essa declaração, as autoridades gregas concordaram em "normalizar por completo os métodos de trabalho com as instituições, incluindo o trabalho necessário no terreno em Atenas para melhorar o programa".

A presença dos representantes dos credores em Atenas foi uma das primeiras batalhas do governo liderado por Alexis Tsipras, que chegou ao poder em janeiro.

Tsipras conseguiu que as negociações para prolongar o segundo resgate europeu, que terminavam no final de fevereiro, fossem tratadas diretamente com representantes da 'troika' ao mais alto nível em Bruxelas, limitando as reuniões técnicas em Atenas.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.