sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' esperados em Atenas na sexta-feira

Os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) são esperados em Atenas na sexta-feira para uma primeira visita de trabalho tendo em vista um terceiro resgate ao país, indicou fonte ministerial grega.

© Ronen Zvulun / Reuters

Questionada sobre a data de regresso dos representantes dos credores, a fonte limitou-se a dizer à imprensa que será na sexta-feira, mostrando-se evasiva quanto ao programa da delegação.

Fonte europeia indicou à AFP não poder confirmar se a visita terá lugar na sexta-feira, após a aprovação no parlamento grego na madrugada passada de um segundo pacote de medidas exigidas pelos credores.

Segundo fontes comunitárias citadas pela Efe, a delegação que irá a Atenas para garantir que a Grécia cumpre as reformas para um terceiro programa de assistência financeira ao país incluirá representantes do fundo europeu de resgate.

"O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira foi convidado com as outras instituições (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) a ir a Atenas para as negociações com as autoridades gregas sobre o programa", disseram.

As mesmas fontes sublinharam que a presença da 'troika' em Atenas está em linha com a declaração da cimeira da zona euro do passado dia 13 de julho.

Segundo essa declaração, as autoridades gregas concordaram em "normalizar por completo os métodos de trabalho com as instituições, incluindo o trabalho necessário no terreno em Atenas para melhorar o programa".

A presença dos representantes dos credores em Atenas foi uma das primeiras batalhas do governo liderado por Alexis Tsipras, que chegou ao poder em janeiro.

Tsipras conseguiu que as negociações para prolongar o segundo resgate europeu, que terminavam no final de fevereiro, fossem tratadas diretamente com representantes da 'troika' ao mais alto nível em Bruxelas, limitando as reuniões técnicas em Atenas.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.