sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' esperados em Atenas na sexta-feira

Os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) são esperados em Atenas na sexta-feira para uma primeira visita de trabalho tendo em vista um terceiro resgate ao país, indicou fonte ministerial grega.

© Ronen Zvulun / Reuters

Questionada sobre a data de regresso dos representantes dos credores, a fonte limitou-se a dizer à imprensa que será na sexta-feira, mostrando-se evasiva quanto ao programa da delegação.

Fonte europeia indicou à AFP não poder confirmar se a visita terá lugar na sexta-feira, após a aprovação no parlamento grego na madrugada passada de um segundo pacote de medidas exigidas pelos credores.

Segundo fontes comunitárias citadas pela Efe, a delegação que irá a Atenas para garantir que a Grécia cumpre as reformas para um terceiro programa de assistência financeira ao país incluirá representantes do fundo europeu de resgate.

"O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira foi convidado com as outras instituições (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) a ir a Atenas para as negociações com as autoridades gregas sobre o programa", disseram.

As mesmas fontes sublinharam que a presença da 'troika' em Atenas está em linha com a declaração da cimeira da zona euro do passado dia 13 de julho.

Segundo essa declaração, as autoridades gregas concordaram em "normalizar por completo os métodos de trabalho com as instituições, incluindo o trabalho necessário no terreno em Atenas para melhorar o programa".

A presença dos representantes dos credores em Atenas foi uma das primeiras batalhas do governo liderado por Alexis Tsipras, que chegou ao poder em janeiro.

Tsipras conseguiu que as negociações para prolongar o segundo resgate europeu, que terminavam no final de fevereiro, fossem tratadas diretamente com representantes da 'troika' ao mais alto nível em Bruxelas, limitando as reuniões técnicas em Atenas.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.