sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' esperados em Atenas na sexta-feira

Os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) são esperados em Atenas na sexta-feira para uma primeira visita de trabalho tendo em vista um terceiro resgate ao país, indicou fonte ministerial grega.

© Ronen Zvulun / Reuters

Questionada sobre a data de regresso dos representantes dos credores, a fonte limitou-se a dizer à imprensa que será na sexta-feira, mostrando-se evasiva quanto ao programa da delegação.

Fonte europeia indicou à AFP não poder confirmar se a visita terá lugar na sexta-feira, após a aprovação no parlamento grego na madrugada passada de um segundo pacote de medidas exigidas pelos credores.

Segundo fontes comunitárias citadas pela Efe, a delegação que irá a Atenas para garantir que a Grécia cumpre as reformas para um terceiro programa de assistência financeira ao país incluirá representantes do fundo europeu de resgate.

"O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira foi convidado com as outras instituições (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) a ir a Atenas para as negociações com as autoridades gregas sobre o programa", disseram.

As mesmas fontes sublinharam que a presença da 'troika' em Atenas está em linha com a declaração da cimeira da zona euro do passado dia 13 de julho.

Segundo essa declaração, as autoridades gregas concordaram em "normalizar por completo os métodos de trabalho com as instituições, incluindo o trabalho necessário no terreno em Atenas para melhorar o programa".

A presença dos representantes dos credores em Atenas foi uma das primeiras batalhas do governo liderado por Alexis Tsipras, que chegou ao poder em janeiro.

Tsipras conseguiu que as negociações para prolongar o segundo resgate europeu, que terminavam no final de fevereiro, fossem tratadas diretamente com representantes da 'troika' ao mais alto nível em Bruxelas, limitando as reuniões técnicas em Atenas.

Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36