sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes dos credores chegam a Atenas nos próximos dias

Representantes dos credores da Grécia são esperados em Atenas "nos próximos dias", anunciou hoje a Comissão Europeia, depois de ter sido indicado que a visita começaria hoje.

© Christian Hartmann / Reuters

"As instituições são esperadas nos próximos dias", afirmou uma porta-voz da comissão, sem precisar o calendário da missão.

Na quinta-feira, fonte ministerial grega tinha indicado que a chegada dos credores estava prevista para hoje, mas nem a Comissão Europeia nem o Fundo Monetário Internacional (que integram a 'troika' de credores juntamente com o Banco Central Europeu) confirmaram essa informação.

"A missão está em preparação", indicou fonte próxima das negociações citada pela AFP. "Está a ser discutido o local, dado que é preciso um lugar acessível, perto dos ministérios", disse a fonte.

Uma outra fonte apontou "problemas logísticos" e fonte ministerial grega disse que "estes serão resolvidos rapidamente" sem precisar a sua natureza exata.

O objetivo deste novo ciclo de reuniões é finalizar um acordo, o mais tardar até 20 de agosto, para um terceiro programa de assistência financeira à Grécia, depois de um entendimento nesse sentido a 13 de julho numa cimeira da zona euro.

A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, tem de pagar a 20 de agosto mais de 3 mil milhões de euros ao BCE e 1,5 mil milhões de euros ao FMI em setembro.

Hoje, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente francês, François Hollande, falaram da implementação do que foi acordado a 13 de julho e "os dois reafirmaram a importância de serem respeitados os compromissos que estão no texto", indicou o governo grego.

No imediato, Atenas vai enviar um pedido oficial ao FMI tendo em vista a participação da instituição de Washington no novo resgate, indicou fonte governamental grega.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".