sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' devem chegar a Atenas até domingo à noite

Representantes dos credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) devem chegar "até domingo à noite" a Atenas para negociações sobre um novo empréstimo ao país, indicou hoje fonte do Ministério das Finanças grego.

© Ronen Zvulun / Reuters

Um responsável do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira deverá também chegar a Atenas, disse à AFP a fonte, pedindo anonimato.

Há mais de um ano que os representantes da Comissão Europeia, BCE e FMI, a 'troika', não se deslocam ao país.

As visitas dos chefes de missão da 'troika' passaram em setembro passado para Paris, com o pretexto de limitar os protestos sindicais na Grécia.

As negociações têm como objetivo finalizar o novo empréstimo ao país, num valor superior a 82 mil milhões de euros, depois de um entendimento nesse sentido alcançado a 13 de julho, após duras conversações entre Atenas e os dirigentes dos países da zona euro.

Atenas e Bruxelas querem que as negociações fiquem concluídas antes da segunda quinzena de agosto.

A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, tem de pagar a 20 de agosto mais de 3 mil milhões de euros ao BCE e 1,5 mil milhões de euros ao FMI em setembro.

Na sexta-feira, Atenas oficializou o pedido ao FMI para participar no programa de assistência financeira, depois de a instituição liderada por Christine Lagarde ter estado envolvida desde 2010 nos dois outros resgates.

Nas últimas duas semanas, o parlamento grego já aprovou dois pacotes de reformas exigidas pelos credores para continuarem a assistência financeira ao país.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.