sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Representantes da 'troika' devem chegar a Atenas até domingo à noite

Representantes dos credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) devem chegar "até domingo à noite" a Atenas para negociações sobre um novo empréstimo ao país, indicou hoje fonte do Ministério das Finanças grego.

© Ronen Zvulun / Reuters

Um responsável do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira deverá também chegar a Atenas, disse à AFP a fonte, pedindo anonimato.

Há mais de um ano que os representantes da Comissão Europeia, BCE e FMI, a 'troika', não se deslocam ao país.

As visitas dos chefes de missão da 'troika' passaram em setembro passado para Paris, com o pretexto de limitar os protestos sindicais na Grécia.

As negociações têm como objetivo finalizar o novo empréstimo ao país, num valor superior a 82 mil milhões de euros, depois de um entendimento nesse sentido alcançado a 13 de julho, após duras conversações entre Atenas e os dirigentes dos países da zona euro.

Atenas e Bruxelas querem que as negociações fiquem concluídas antes da segunda quinzena de agosto.

A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, tem de pagar a 20 de agosto mais de 3 mil milhões de euros ao BCE e 1,5 mil milhões de euros ao FMI em setembro.

Na sexta-feira, Atenas oficializou o pedido ao FMI para participar no programa de assistência financeira, depois de a instituição liderada por Christine Lagarde ter estado envolvida desde 2010 nos dois outros resgates.

Nas últimas duas semanas, o parlamento grego já aprovou dois pacotes de reformas exigidas pelos credores para continuarem a assistência financeira ao país.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.