sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Parlamento alemão aprova terceiro resgate à Grécia por ampla maioria

O parlamento alemão aprovou hoje o terceiro resgate à Grécia com 454 votos a favor, 113 contra e 18 abstenções. O terceiro resgate da zona euro à Grécia deverá ascender a 86 mil milhões de euros.

© Axel Schmidt / Reuters


O terceiro resgate da zona euro à Grécia deverá ascender a 86 mil milhões de euros.

O debate desta manhã foi aberto pelo ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que pediu apoio ao programa afirmando que só assim a economia grega poderá voltar ao crescimento.

Os ajustes, frisou, "são irrenunciáveis, sobretudo dentro da União Monetária".

Na votação alemã repetiu-se o que ocorreu a 17 de julho, quando o Bundestag aprovou a abertura de negociações com Atenas, com cerca de 60 deputados da União Democrática Cristã (CDU) de Angela Merkel a rejeitar a proposta.

Apesar disso, em ambas as ocasiões as propostas foram aprovadas, uma vez que a CDU e o parceiro de coligação, o Partido Social-Democrata (SPD) de Sigmar Gabriel, detêm 80% dos assentos parlamentares.

Do lado da oposição, os Verdes apoiaram o resgate, enquanto A Esquerda de dividiu entre votos contra e abstenções.

O resgate tem ainda de ser aprovado numa votação marcada para hoje pelo parlamento da Holanda, um dos países, com a Alemanha, Áustria, Finlândia e Estónia, onde o programa tem de ser submetido a votação parlamentar.

Lusa

  • "Seria irresponsável não aproveitar a oportunidade de um recomeço na Grécia"
    0:33

    Mundo

    O parlamento alemão aprovou o terceiro resgate à Grécia. Também a Holanda deve fazer hoje o mesmo. São os últimos parceiros europeus a darem a luz verde à ajuda financeira internacional. Perante o Parlamento de Berlim, o Ministro das Finanças admitiu que não há garantias de que este terceiro resgate vá funcionar mas disse que a Grécia merece mais uma oportunidade.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.