sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Parlamento alemão aprova terceiro resgate à Grécia por ampla maioria

O parlamento alemão aprovou hoje o terceiro resgate à Grécia com 454 votos a favor, 113 contra e 18 abstenções. O terceiro resgate da zona euro à Grécia deverá ascender a 86 mil milhões de euros.

© Axel Schmidt / Reuters


O terceiro resgate da zona euro à Grécia deverá ascender a 86 mil milhões de euros.

O debate desta manhã foi aberto pelo ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que pediu apoio ao programa afirmando que só assim a economia grega poderá voltar ao crescimento.

Os ajustes, frisou, "são irrenunciáveis, sobretudo dentro da União Monetária".

Na votação alemã repetiu-se o que ocorreu a 17 de julho, quando o Bundestag aprovou a abertura de negociações com Atenas, com cerca de 60 deputados da União Democrática Cristã (CDU) de Angela Merkel a rejeitar a proposta.

Apesar disso, em ambas as ocasiões as propostas foram aprovadas, uma vez que a CDU e o parceiro de coligação, o Partido Social-Democrata (SPD) de Sigmar Gabriel, detêm 80% dos assentos parlamentares.

Do lado da oposição, os Verdes apoiaram o resgate, enquanto A Esquerda de dividiu entre votos contra e abstenções.

O resgate tem ainda de ser aprovado numa votação marcada para hoje pelo parlamento da Holanda, um dos países, com a Alemanha, Áustria, Finlândia e Estónia, onde o programa tem de ser submetido a votação parlamentar.

Lusa

  • "Seria irresponsável não aproveitar a oportunidade de um recomeço na Grécia"
    0:33

    Mundo

    O parlamento alemão aprovou o terceiro resgate à Grécia. Também a Holanda deve fazer hoje o mesmo. São os últimos parceiros europeus a darem a luz verde à ajuda financeira internacional. Perante o Parlamento de Berlim, o Ministro das Finanças admitiu que não há garantias de que este terceiro resgate vá funcionar mas disse que a Grécia merece mais uma oportunidade.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".