sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras anuncia demissão e recandidatura em eleições antecipadas

O primeiro-ministro grego anunciou hoje a sua demissão para que haja eleições antecipadas e o povo decida quem deve continuar a governar. Alexis Tsipras confirmou também que se recandidata ao cargo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Numa declaração ao país, na televisão estatal, Alexis Tsipras disse que chegou ao fim o mandato que recebeu no dia 25 de janeiro para governar o país. E que agora são os gregos que devem decidir o futuro da Grécia.

Tsipras disse que se trata de uma obrigação moral pedir eleições antecipadas e deixar que seja o povo julgar a governação dos últimos seis meses.

O ainda primeiro-ministro acrescentou que os gregos devem avaliar se ele os representou com a coragem necessária junto dos credores internacionais e se o acordo alcançado para um terceiro resgate é aceitável.

"Irei logo encontrar-me com o Presidente da República e apresentar-lhe a minha demissão e do meu governo", referiu o político grego.

Segundo a comunicação social grega, Alexis Tsipras deverá propor a realização das eleições antecipadas para o próximo dia 20 de setembro.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.