sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras anuncia demissão e recandidatura em eleições antecipadas

O primeiro-ministro grego anunciou hoje a sua demissão para que haja eleições antecipadas e o povo decida quem deve continuar a governar. Alexis Tsipras confirmou também que se recandidata ao cargo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Numa declaração ao país, na televisão estatal, Alexis Tsipras disse que chegou ao fim o mandato que recebeu no dia 25 de janeiro para governar o país. E que agora são os gregos que devem decidir o futuro da Grécia.

Tsipras disse que se trata de uma obrigação moral pedir eleições antecipadas e deixar que seja o povo julgar a governação dos últimos seis meses.

O ainda primeiro-ministro acrescentou que os gregos devem avaliar se ele os representou com a coragem necessária junto dos credores internacionais e se o acordo alcançado para um terceiro resgate é aceitável.

"Irei logo encontrar-me com o Presidente da República e apresentar-lhe a minha demissão e do meu governo", referiu o político grego.

Segundo a comunicação social grega, Alexis Tsipras deverá propor a realização das eleições antecipadas para o próximo dia 20 de setembro.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.