sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras anuncia demissão e recandidatura em eleições antecipadas

O primeiro-ministro grego anunciou hoje a sua demissão para que haja eleições antecipadas e o povo decida quem deve continuar a governar. Alexis Tsipras confirmou também que se recandidata ao cargo.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

© Yiannis Kourtoglou / Reuters

Numa declaração ao país, na televisão estatal, Alexis Tsipras disse que chegou ao fim o mandato que recebeu no dia 25 de janeiro para governar o país. E que agora são os gregos que devem decidir o futuro da Grécia.

Tsipras disse que se trata de uma obrigação moral pedir eleições antecipadas e deixar que seja o povo julgar a governação dos últimos seis meses.

O ainda primeiro-ministro acrescentou que os gregos devem avaliar se ele os representou com a coragem necessária junto dos credores internacionais e se o acordo alcançado para um terceiro resgate é aceitável.

"Irei logo encontrar-me com o Presidente da República e apresentar-lhe a minha demissão e do meu governo", referiu o político grego.

Segundo a comunicação social grega, Alexis Tsipras deverá propor a realização das eleições antecipadas para o próximo dia 20 de setembro.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.