sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras prepara-se para anunciar eleições antecipadas na Grécia

O primeiro-ministro grego marcou uma comunicação para esta tarde. A televisão pública da Grécia avança que Alexis Tsipras deverá pedir a demissão. Fonte do executivo citada pela Reuters adianta que serão propostas eleições antecipadas a 20 de setembro.

Giannis Liakos

O objetivo de Tsipras ao convocar eleições antecipadas é ganhar um voto de confiança.

O chefe do Governo grego tem sido criticado pelo próprio partido desde que o terceiro resgate foi aprovado no Parlamento, com um terço dos deputados do Syriza a votar contra.

Alexis Tsipras está reunido com os seus conselheiros mais próximos, depois de ontem ter falado com o Presidente grego.

Hoje, a Grécia recebe a primeira tranche do resgate, no valor de 13 mil milhões de euros.

  • Mecanismo Europeu de Estabilidade aprova terceiro resgate
    1:36

    Crise na Grécia

    A Grécia deve receber já esta quinta-feira a primeira tranche do terceiro resgate. O empréstimo foi aprovado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e pelos parlamentos alemão e holandês. O ministro das Finanças alemão defendeu que seria irresponsável não dar uma oportunidade ao país, depois de ter sido o próprio a quase inviabilizar um novo empréstimo a Atenas.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias