sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras prepara-se para anunciar eleições antecipadas na Grécia

O primeiro-ministro grego marcou uma comunicação para esta tarde. A televisão pública da Grécia avança que Alexis Tsipras deverá pedir a demissão. Fonte do executivo citada pela Reuters adianta que serão propostas eleições antecipadas a 20 de setembro.

Giannis Liakos

O objetivo de Tsipras ao convocar eleições antecipadas é ganhar um voto de confiança.

O chefe do Governo grego tem sido criticado pelo próprio partido desde que o terceiro resgate foi aprovado no Parlamento, com um terço dos deputados do Syriza a votar contra.

Alexis Tsipras está reunido com os seus conselheiros mais próximos, depois de ontem ter falado com o Presidente grego.

Hoje, a Grécia recebe a primeira tranche do resgate, no valor de 13 mil milhões de euros.

  • Mecanismo Europeu de Estabilidade aprova terceiro resgate
    1:36

    Crise na Grécia

    A Grécia deve receber já esta quinta-feira a primeira tranche do terceiro resgate. O empréstimo foi aprovado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e pelos parlamentos alemão e holandês. O ministro das Finanças alemão defendeu que seria irresponsável não dar uma oportunidade ao país, depois de ter sido o próprio a quase inviabilizar um novo empréstimo a Atenas.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.