sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Tsipras diz que não teve oportunidade de governar devido às duras negociações com a troika

Alexis Tsipras diz que não teve oportunidade de governar por causa das duras negociações com a troika. Na primeira entrevista desde que pediu a demissão do seu Governo, Tsipras fala numa asfixia económica da Grécia e sublinha que, num cenário desses, é impossível governar.

Petros Giannakouris

O ainda secretário-geral do Syriza criticou também o antigo ministro das Finanças. Tsipras diz que Varoufakis perdeu credibilidade junto dos parceiros europeus que já não o ouviam e que isso o empurrou para a demissão.

Já sobre o atual ministro das finanças, Alexis Tsipras diz que sem Euclid Tsakalotos não teria sido possível um acordo com os credores. Recorde-se que a data para as eleições antecipadas na Grécia deve ser anunciada amanhã pelo Presidente grego.

Entretanto, já foi anunciado o nome da nova primeira-ministra interina. Chama-se Vassiliki Thanou e é a presidente do Supremo Tribunal grego há cerca de dois meses.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47