sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Governo grego entrega ao parlamento primeiro pacote de medidas da legislatura

O Governo grego enviou hoje para o parlamento a proposta do primeiro pacote de reformas, que terão de ser aprovadas para que o país possa receber dois mil milhões de euros, uma parte do terceiro resgate.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Centrado no combate à evasão fiscal, no aumento de receitas estatais e aumento gradual da idade da reforma, o projeto de lei deverá começar a ser discutido nas comissões parlamentares na próxima quarta-feira e dois dias depois deverá ser votado pelo parlamento.

Uma das 48 medidas do pacote é o aumento dos impostos sobre os rendimentos de arrendamentos: de 11% para 15%, quando os rendimentos anuais são inferiores a 12 mil euros, e de 33 para 35%, quando excederem aquele montante, refere a agência de notícias espanhola Efe.

No que toca à fraude fiscal, passam a aplicar-se penas de prisão de, pelo menos, dois anos quando o montante for superior a 50 mil euros e relativo ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), e acima de 100 mil euros no caso do imposto de renda.

Nos casos em que se comprove evasão fiscal superior a 150 mil euros, metade dos depósitos bancários ficam retidos, assim como a totalidade dos objetos de valor guardados em caixas fortes.

Em relação à idade de reforma, o diploma defende a introdução de um aumento gradual até aos 67 anos e até aos 62 anos para quem já trabalhou mais de 40 anos.

Ao todo são 48 medidas, entre as quais de encontra também a reforma de uma lei aprovada em março passado e que vai permitir devolver as dívidas ao Estado em cem prestações.

A alteração legal, exigida pelos credores, prevê um aumento dos juros de mora de 3% a 5%, e, no caso de pessoas com elevados patrimónios líquidos, o número de prestações pode ser reduzido.

O diploma define ainda que estas regras terão efeitos retroativos a 19 de agosto deste ano e, assim que as reformas sejam aprovadas, o grupo de trabalho do Eurogrupo deverá autorizar o desbloqueio dos 2 mil milhões de euros (de um total de 86 mil milhões).

Entretanto, o Eurogrupo vai definir um outro conjunto de medidas, consideradas muito mais agressivas, que deverão ser aprovadas até ao início de novembro para garantir o desbloqueio de mais 1.000 milhões de euros.

É também em novembro que deverá ser feita a primeira avaliação do terceiro resgate que o Governo de Alexis Tsipras quer que acabe no final desse mês, para poder obter os fundos necessários para recapitalizar a banca e iniciar o debate para o alívio da dívida grega.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.