sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo elogia progressos gregos mas ainda não desbloqueia tranche

O Eurogrupo, reunido esta segunda-feira em Bruxelas, elogiou os "muitos progressos" feitos por Atenas na implementação do novo programa de ajustamento e a cooperação revelada pelas autoridades gregas, mas não desbloqueou ainda uma tranche de 2 mil milhões de euros.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

© Stringer . / Reuters

Na conferência de imprensa no final de uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, admitiu que há algum atraso no desembolso da primeira tranche do pacote de ajuda à Grécia, devido ao tempo perdido nos últimos meses, mas destacou o muito trabalho já levado a cabo, sobretudo no processo de recapitalização dos bancos, e disse esperar que o mais tardar até ao início da próxima semana estejam reunidas as condições para o desembolso de 2 mil milhões de euros.

De acordo com a declaração adotada pelo Eurogrupo, as autoridades gregas devem finalizar ainda esta semana as medidas para o setor financeiro, bem como a legislação acordada no quadro do primeiro pacote de medidas do programa, o que permitirá desbloquear o desembolso de 2 mil milhões de euros pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e transferir os fundos necessários para a recapitalização do setor bancário grego.

Uma das questões que ainda é necessário "fechar" entre Atenas e os seus credores refere-se às execuções imobiliárias, mas tanto Dijsselbloem como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, manifestaram-se confiantes num compromisso nos próximos dias, destacando repetidamente a "muito boa cooperação" que existe atualmente entre as instituições e o governo grego, "semelhante àquela que houve com outros países sob programa", destacou o comissário.

"Muitos progressos foram feitos, muito trabalho foi feito em termos de implementação do programa, este é um processo com muita cooperação, o que se trata de muito boas notícias", comentou Dijsselbloem, enquanto Moscovici também elogiou os "progressos incontestáveis" feitos por Atenas desde que foi acordado o terceiro programa de ajuda, no verão passado.

Lusa

  • Eurogrupo avalia reformas gregas, Bruxelas não comenta política interna portuguesa
    1:22

    Economia

    Bruxelas não comenta a política interna portuguesa. Mas esclarece que a saída do procedimento por défice excessivo depende do país ficar abaixo dos 3% e manter a trajetória decrescente nos próximos anos. A Comissão Europeia diz ainda não ter dados para decidir se Portugal sai ou fica do procedimento. Hoje decorre também em Bruxelas mais uma reunião do Eurogrupo. O tema principal é o desembolso de 2 mil milhões à Grécia. Maria Luís Albuquerque fica em Lisboa para a apresentação do programa de governo.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.