sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo elogia progressos gregos mas ainda não desbloqueia tranche

O Eurogrupo, reunido esta segunda-feira em Bruxelas, elogiou os "muitos progressos" feitos por Atenas na implementação do novo programa de ajustamento e a cooperação revelada pelas autoridades gregas, mas não desbloqueou ainda uma tranche de 2 mil milhões de euros.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

© Stringer . / Reuters

Na conferência de imprensa no final de uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, admitiu que há algum atraso no desembolso da primeira tranche do pacote de ajuda à Grécia, devido ao tempo perdido nos últimos meses, mas destacou o muito trabalho já levado a cabo, sobretudo no processo de recapitalização dos bancos, e disse esperar que o mais tardar até ao início da próxima semana estejam reunidas as condições para o desembolso de 2 mil milhões de euros.

De acordo com a declaração adotada pelo Eurogrupo, as autoridades gregas devem finalizar ainda esta semana as medidas para o setor financeiro, bem como a legislação acordada no quadro do primeiro pacote de medidas do programa, o que permitirá desbloquear o desembolso de 2 mil milhões de euros pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e transferir os fundos necessários para a recapitalização do setor bancário grego.

Uma das questões que ainda é necessário "fechar" entre Atenas e os seus credores refere-se às execuções imobiliárias, mas tanto Dijsselbloem como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, manifestaram-se confiantes num compromisso nos próximos dias, destacando repetidamente a "muito boa cooperação" que existe atualmente entre as instituições e o governo grego, "semelhante àquela que houve com outros países sob programa", destacou o comissário.

"Muitos progressos foram feitos, muito trabalho foi feito em termos de implementação do programa, este é um processo com muita cooperação, o que se trata de muito boas notícias", comentou Dijsselbloem, enquanto Moscovici também elogiou os "progressos incontestáveis" feitos por Atenas desde que foi acordado o terceiro programa de ajuda, no verão passado.

Lusa

  • Eurogrupo avalia reformas gregas, Bruxelas não comenta política interna portuguesa
    1:22

    Economia

    Bruxelas não comenta a política interna portuguesa. Mas esclarece que a saída do procedimento por défice excessivo depende do país ficar abaixo dos 3% e manter a trajetória decrescente nos próximos anos. A Comissão Europeia diz ainda não ter dados para decidir se Portugal sai ou fica do procedimento. Hoje decorre também em Bruxelas mais uma reunião do Eurogrupo. O tema principal é o desembolso de 2 mil milhões à Grécia. Maria Luís Albuquerque fica em Lisboa para a apresentação do programa de governo.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.