sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo elogia progressos gregos mas ainda não desbloqueia tranche

O Eurogrupo, reunido esta segunda-feira em Bruxelas, elogiou os "muitos progressos" feitos por Atenas na implementação do novo programa de ajustamento e a cooperação revelada pelas autoridades gregas, mas não desbloqueou ainda uma tranche de 2 mil milhões de euros.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (D).

© Stringer . / Reuters

Na conferência de imprensa no final de uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, admitiu que há algum atraso no desembolso da primeira tranche do pacote de ajuda à Grécia, devido ao tempo perdido nos últimos meses, mas destacou o muito trabalho já levado a cabo, sobretudo no processo de recapitalização dos bancos, e disse esperar que o mais tardar até ao início da próxima semana estejam reunidas as condições para o desembolso de 2 mil milhões de euros.

De acordo com a declaração adotada pelo Eurogrupo, as autoridades gregas devem finalizar ainda esta semana as medidas para o setor financeiro, bem como a legislação acordada no quadro do primeiro pacote de medidas do programa, o que permitirá desbloquear o desembolso de 2 mil milhões de euros pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade e transferir os fundos necessários para a recapitalização do setor bancário grego.

Uma das questões que ainda é necessário "fechar" entre Atenas e os seus credores refere-se às execuções imobiliárias, mas tanto Dijsselbloem como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, manifestaram-se confiantes num compromisso nos próximos dias, destacando repetidamente a "muito boa cooperação" que existe atualmente entre as instituições e o governo grego, "semelhante àquela que houve com outros países sob programa", destacou o comissário.

"Muitos progressos foram feitos, muito trabalho foi feito em termos de implementação do programa, este é um processo com muita cooperação, o que se trata de muito boas notícias", comentou Dijsselbloem, enquanto Moscovici também elogiou os "progressos incontestáveis" feitos por Atenas desde que foi acordado o terceiro programa de ajuda, no verão passado.

Lusa

  • Eurogrupo avalia reformas gregas, Bruxelas não comenta política interna portuguesa
    1:22

    Economia

    Bruxelas não comenta a política interna portuguesa. Mas esclarece que a saída do procedimento por défice excessivo depende do país ficar abaixo dos 3% e manter a trajetória decrescente nos próximos anos. A Comissão Europeia diz ainda não ter dados para decidir se Portugal sai ou fica do procedimento. Hoje decorre também em Bruxelas mais uma reunião do Eurogrupo. O tema principal é o desembolso de 2 mil milhões à Grécia. Maria Luís Albuquerque fica em Lisboa para a apresentação do programa de governo.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.