sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Zona euro inicia recapitalização da banca grega

A zona euro começou hoje a recapitalizar o sistema bancário grego, com o anúncio da transferência de 2,72 mil milhões de euros para o Banco do Pireu, segundo um comunicado do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES).

(arquivo)

(arquivo)

REUTERS

"Reforçar a estabilidade do setor bancário era um objetivo chave do terceiro programa de assistência financeira à Grécia", declarou Klaus Regling, líder do MES, o fundo da zona euro criado em 2012 para apoiar financeiramente os Estados-membros que tenham problemas de financiamento.

"Bancos fortes vão poder de novo conceder crédito às empresas gregas e apoiar a recuperação económica", acrescentou.

A recapitalização dos quatro maiores bancos gregos estava prevista no empréstimo de 86 mil milhões de euros concedidos à Grécia em julho depois da enorme retirada de capital verificada desde dezembro passado e associada ao receio de chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza, o que viria a acontecer em janeiro, e depois a meses de divergências com os credores.

O Banco Central Europeu (BCE) indicou a 31 de outubro que os quatro bancos em causa necessitariam de 14,4 mil milhões de euros para enfrentar um eventual cenário económico negativo. Depois de diferentes operações financeiras, esse total foi revisto para 13,75 mil milhões.

O Eurobank e o Alpha Bank indicaram que conseguiram fundos no setor privado e junto dos seus acionistas e só o Banco Nacional da Grécia e o Banco do Pireu recorreram aos fundos públicos, o primeiro a 2,71 mil milhões de euros e o segundo a 2,72 mil milhões.

Lusa

  • Eurogrupo bloqueia tranche à Grécia por causa das regras das hipotecas
    1:00

    Crise na Grécia

    O Eurogrupo continua sem desbloquear 2 mil milhões de euros do programa de assistência à Grécia. O principal problema diz agora respeito a um entendimento com a troika sobre as regras das execuções de hipotecas. O Governo de Tsipras quer um esquema em que mais de metade dos proprietários não perca a casa, mesmo falhando o pagamento das prestações ao banco. O acesso aos 10 mil milhões destinados à recapitalização da banca também está pendente.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.