sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Zona euro inicia recapitalização da banca grega

A zona euro começou hoje a recapitalizar o sistema bancário grego, com o anúncio da transferência de 2,72 mil milhões de euros para o Banco do Pireu, segundo um comunicado do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES).

(arquivo)

(arquivo)

REUTERS

"Reforçar a estabilidade do setor bancário era um objetivo chave do terceiro programa de assistência financeira à Grécia", declarou Klaus Regling, líder do MES, o fundo da zona euro criado em 2012 para apoiar financeiramente os Estados-membros que tenham problemas de financiamento.

"Bancos fortes vão poder de novo conceder crédito às empresas gregas e apoiar a recuperação económica", acrescentou.

A recapitalização dos quatro maiores bancos gregos estava prevista no empréstimo de 86 mil milhões de euros concedidos à Grécia em julho depois da enorme retirada de capital verificada desde dezembro passado e associada ao receio de chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza, o que viria a acontecer em janeiro, e depois a meses de divergências com os credores.

O Banco Central Europeu (BCE) indicou a 31 de outubro que os quatro bancos em causa necessitariam de 14,4 mil milhões de euros para enfrentar um eventual cenário económico negativo. Depois de diferentes operações financeiras, esse total foi revisto para 13,75 mil milhões.

O Eurobank e o Alpha Bank indicaram que conseguiram fundos no setor privado e junto dos seus acionistas e só o Banco Nacional da Grécia e o Banco do Pireu recorreram aos fundos públicos, o primeiro a 2,71 mil milhões de euros e o segundo a 2,72 mil milhões.

Lusa

  • Eurogrupo bloqueia tranche à Grécia por causa das regras das hipotecas
    1:00

    Crise na Grécia

    O Eurogrupo continua sem desbloquear 2 mil milhões de euros do programa de assistência à Grécia. O principal problema diz agora respeito a um entendimento com a troika sobre as regras das execuções de hipotecas. O Governo de Tsipras quer um esquema em que mais de metade dos proprietários não perca a casa, mesmo falhando o pagamento das prestações ao banco. O acesso aos 10 mil milhões destinados à recapitalização da banca também está pendente.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.