sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Dijsselbloem diz que Governo grego aceitou FMI no processo de ajuda

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje, em Bruxelas, que o Governo grego aceitou a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no novo plano de ajuda.

Reuters

Reuters

© Vincent Kessler / Reuters

À entrada da reunião do Eurogrupo, que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro, Dijsselbloem informou que o ministro Euclide Tsakalotos "confirmou que o Governo grego aceitou que o FMI faça parte do processo".

Inicialmente, Atenas tinha declarado não ser necessária a participação do FMI no processo da terceira intervenção na Grécia.

Dijsselbloem afirmou ainda que serão necessários "mais meses, que semanas" para um consenso sobre a primeira revisão sobre o cumprimento das condições exigidas à Grécia.

O responsável referiu que o Governo grego já fez muito trabalho, mas ainda há algumas questões por tratar, nomeadamente pensões e fundos de privatizações.

Um sucesso na primeira revisão poderá permitir iniciar discussões sobre alguma forma de ajuda à Grécia.

O ministro Tsakalotos afirmou, por seu lado, ter encontrado "pessoas a procurar soluções e não problemas" nas suas deslocações a seis capitais europeias.

O ministro alemão, Wolfgang Schäuble, indicou o "muito esforço" da Grécia e que os restantes Estados membros vão cumprir o acordado "passo a passo".

O comissário europeu de Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, notou faltarem questões por discutir, mencionando a reforma na área das pensões.

Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.