sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Dijsselbloem diz que Governo grego aceitou FMI no processo de ajuda

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje, em Bruxelas, que o Governo grego aceitou a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no novo plano de ajuda.

Reuters

Reuters

© Vincent Kessler / Reuters

À entrada da reunião do Eurogrupo, que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro, Dijsselbloem informou que o ministro Euclide Tsakalotos "confirmou que o Governo grego aceitou que o FMI faça parte do processo".

Inicialmente, Atenas tinha declarado não ser necessária a participação do FMI no processo da terceira intervenção na Grécia.

Dijsselbloem afirmou ainda que serão necessários "mais meses, que semanas" para um consenso sobre a primeira revisão sobre o cumprimento das condições exigidas à Grécia.

O responsável referiu que o Governo grego já fez muito trabalho, mas ainda há algumas questões por tratar, nomeadamente pensões e fundos de privatizações.

Um sucesso na primeira revisão poderá permitir iniciar discussões sobre alguma forma de ajuda à Grécia.

O ministro Tsakalotos afirmou, por seu lado, ter encontrado "pessoas a procurar soluções e não problemas" nas suas deslocações a seis capitais europeias.

O ministro alemão, Wolfgang Schäuble, indicou o "muito esforço" da Grécia e que os restantes Estados membros vão cumprir o acordado "passo a passo".

O comissário europeu de Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, notou faltarem questões por discutir, mencionando a reforma na área das pensões.

Lusa

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.