sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Dijsselbloem diz que Governo grego aceitou FMI no processo de ajuda

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje, em Bruxelas, que o Governo grego aceitou a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no novo plano de ajuda.

Reuters

Reuters

© Vincent Kessler / Reuters

À entrada da reunião do Eurogrupo, que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro, Dijsselbloem informou que o ministro Euclide Tsakalotos "confirmou que o Governo grego aceitou que o FMI faça parte do processo".

Inicialmente, Atenas tinha declarado não ser necessária a participação do FMI no processo da terceira intervenção na Grécia.

Dijsselbloem afirmou ainda que serão necessários "mais meses, que semanas" para um consenso sobre a primeira revisão sobre o cumprimento das condições exigidas à Grécia.

O responsável referiu que o Governo grego já fez muito trabalho, mas ainda há algumas questões por tratar, nomeadamente pensões e fundos de privatizações.

Um sucesso na primeira revisão poderá permitir iniciar discussões sobre alguma forma de ajuda à Grécia.

O ministro Tsakalotos afirmou, por seu lado, ter encontrado "pessoas a procurar soluções e não problemas" nas suas deslocações a seis capitais europeias.

O ministro alemão, Wolfgang Schäuble, indicou o "muito esforço" da Grécia e que os restantes Estados membros vão cumprir o acordado "passo a passo".

O comissário europeu de Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, notou faltarem questões por discutir, mencionando a reforma na área das pensões.

Lusa

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.