sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Dijsselbloem diz que Governo grego aceitou FMI no processo de ajuda

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje, em Bruxelas, que o Governo grego aceitou a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no novo plano de ajuda.

Reuters

Reuters

© Vincent Kessler / Reuters

À entrada da reunião do Eurogrupo, que junta os 19 ministros das Finanças da zona euro, Dijsselbloem informou que o ministro Euclide Tsakalotos "confirmou que o Governo grego aceitou que o FMI faça parte do processo".

Inicialmente, Atenas tinha declarado não ser necessária a participação do FMI no processo da terceira intervenção na Grécia.

Dijsselbloem afirmou ainda que serão necessários "mais meses, que semanas" para um consenso sobre a primeira revisão sobre o cumprimento das condições exigidas à Grécia.

O responsável referiu que o Governo grego já fez muito trabalho, mas ainda há algumas questões por tratar, nomeadamente pensões e fundos de privatizações.

Um sucesso na primeira revisão poderá permitir iniciar discussões sobre alguma forma de ajuda à Grécia.

O ministro Tsakalotos afirmou, por seu lado, ter encontrado "pessoas a procurar soluções e não problemas" nas suas deslocações a seis capitais europeias.

O ministro alemão, Wolfgang Schäuble, indicou o "muito esforço" da Grécia e que os restantes Estados membros vão cumprir o acordado "passo a passo".

O comissário europeu de Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, notou faltarem questões por discutir, mencionando a reforma na área das pensões.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.