sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Gregos voltam às ruas contra reforma no sistema de pensões

Os gregos voltaram hoje às ruas para protestar contra as mudanças em curso no sistema de pensões.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O centro de Atenas encheu-se de manifestantes que pedem ao Governo de Alexis Tsypras para não avançar com a reforma negociada com os credores internacionais.
Muitos temem que a proteção social e o acesso ao sistema de saúde sejam prejudicados. O protesto juntou sindicatos, associações privadas de pensionistas e outros organismos, como associações de bombeiros.

  • Mulher dá galinha ao primeiro-ministro grego em protesto original
    0:34

    Mundo

    Na Grécia, uma mulher decidiu protestar contra o Governo de uma forma muito peculiar. À porta da residência oficial do primeiro-ministro, uma série de jornalistas aguardavam a chegada do líder da oposição para um encontro com Alexis Tsipras. A mulher aproveitou a presença das câmaras para atirar uma galinha através do portão. Os seguranças ainda tentaram impedi-la, mas sem sucesso. Depois, abriram o portão na tentativa que a galinha saísse, mas o animal continuou lá dentro.

  • Eurogrupo bloqueia tranche à Grécia por causa das regras das hipotecas
    1:00

    Crise na Grécia

    O Eurogrupo continua sem desbloquear 2 mil milhões de euros do programa de assistência à Grécia. O principal problema diz agora respeito a um entendimento com a troika sobre as regras das execuções de hipotecas. O Governo de Tsipras quer um esquema em que mais de metade dos proprietários não perca a casa, mesmo falhando o pagamento das prestações ao banco. O acesso aos 10 mil milhões destinados à recapitalização da banca também está pendente.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.