sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Gregos voltam às ruas contra reforma no sistema de pensões

Os gregos voltaram hoje às ruas para protestar contra as mudanças em curso no sistema de pensões.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O centro de Atenas encheu-se de manifestantes que pedem ao Governo de Alexis Tsypras para não avançar com a reforma negociada com os credores internacionais.
Muitos temem que a proteção social e o acesso ao sistema de saúde sejam prejudicados. O protesto juntou sindicatos, associações privadas de pensionistas e outros organismos, como associações de bombeiros.

  • Mulher dá galinha ao primeiro-ministro grego em protesto original
    0:34

    Mundo

    Na Grécia, uma mulher decidiu protestar contra o Governo de uma forma muito peculiar. À porta da residência oficial do primeiro-ministro, uma série de jornalistas aguardavam a chegada do líder da oposição para um encontro com Alexis Tsipras. A mulher aproveitou a presença das câmaras para atirar uma galinha através do portão. Os seguranças ainda tentaram impedi-la, mas sem sucesso. Depois, abriram o portão na tentativa que a galinha saísse, mas o animal continuou lá dentro.

  • Eurogrupo bloqueia tranche à Grécia por causa das regras das hipotecas
    1:00

    Crise na Grécia

    O Eurogrupo continua sem desbloquear 2 mil milhões de euros do programa de assistência à Grécia. O principal problema diz agora respeito a um entendimento com a troika sobre as regras das execuções de hipotecas. O Governo de Tsipras quer um esquema em que mais de metade dos proprietários não perca a casa, mesmo falhando o pagamento das prestações ao banco. O acesso aos 10 mil milhões destinados à recapitalização da banca também está pendente.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.