sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo aprova desembolso de 1.100 milhões à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram esta segunda-feira, no Luxemburgo, o desembolso de 1.100 milhões de euros à Grécia, mas deixando pendente os restantes 1.700 milhões da mesma tranche, à espera de dados referentes a setembro.

Na reunião desta segunda-feira, as instituições da UE deram conta ao Eurogrupo dos progressos realizados pela Grécia na execução dos objetivos acordados na primeira avaliação do programa de ajustamento económico do país, mas, ao contrário do esperado, os ministros não aprovaram o desembolso dos 2,8 mil milhões de euros que restam do total de 10,3 mil milhões de euros concedidos no âmbito da primeira avaliação do programa (7,5 mil milhões deste montante total foram desembolsados em junho de 2016), acordando antes o pagamento de 1.100 milhões.

De acordo com uma declaração do Eurogrupo, Atenas fez progressos significativos durante julho e agosto relativamente à devolução de dívidas que o Estado grego acumulou junto dos seus prestadores de serviços, mas é necessário esperar pelos dados de setembro para confirmar que a Grécia cumpriu com o estipulado, para então ser dada luz verde ao desembolso dos restantes 1.700 milhões de euros, que serão depositados numa conta específica para saldar dívidas estatais, designadamente no setor da saúde.

Lusa

  • Aprovado pacote de 10.300 milhões de euros para Grécia
    2:25

    Economia

    O Eurogrupo aprovou um pacote de 10300 milhões euros para a Grécia no âmbito do terceiro resgate financeiro ao país. Quanto às possíveis sanções a Portugal, sugeridas pelo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças diz não estar preocupado. Mário Centeno garante que o assunto não foi abordado na reunião que terminou já de madrugada.

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC