sicnot

Perfil

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Crise na Grécia

Eurogrupo aprova desembolso de 1.100 milhões à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram esta segunda-feira, no Luxemburgo, o desembolso de 1.100 milhões de euros à Grécia, mas deixando pendente os restantes 1.700 milhões da mesma tranche, à espera de dados referentes a setembro.

Na reunião desta segunda-feira, as instituições da UE deram conta ao Eurogrupo dos progressos realizados pela Grécia na execução dos objetivos acordados na primeira avaliação do programa de ajustamento económico do país, mas, ao contrário do esperado, os ministros não aprovaram o desembolso dos 2,8 mil milhões de euros que restam do total de 10,3 mil milhões de euros concedidos no âmbito da primeira avaliação do programa (7,5 mil milhões deste montante total foram desembolsados em junho de 2016), acordando antes o pagamento de 1.100 milhões.

De acordo com uma declaração do Eurogrupo, Atenas fez progressos significativos durante julho e agosto relativamente à devolução de dívidas que o Estado grego acumulou junto dos seus prestadores de serviços, mas é necessário esperar pelos dados de setembro para confirmar que a Grécia cumpriu com o estipulado, para então ser dada luz verde ao desembolso dos restantes 1.700 milhões de euros, que serão depositados numa conta específica para saldar dívidas estatais, designadamente no setor da saúde.

Lusa

  • Aprovado pacote de 10.300 milhões de euros para Grécia
    2:25

    Economia

    O Eurogrupo aprovou um pacote de 10300 milhões euros para a Grécia no âmbito do terceiro resgate financeiro ao país. Quanto às possíveis sanções a Portugal, sugeridas pelo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças diz não estar preocupado. Mário Centeno garante que o assunto não foi abordado na reunião que terminou já de madrugada.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.