sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Eduardo Lourenço diz que eleição de Guterres é o maior acontecimento desde o 25 de Abril

O ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço considerou esta segunda-feira que a escolha de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas é "o acontecimento mais importante" para Portugal, "pelo menos desde a Revolução de Abril".

Eduardo Lourenço fez esta afirmação perante o próprio António Guterres, na cerimónia em que recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, juntamente com o cartoonista francês Jean Plantureux, conhecido como Plantu, das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta cerimónia, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o ensaísta saudou Guterres já como "senhor secretário-geral das Nações Unidas", o que provocou risos na sala e depois uma salva de palmas.

"Podíamos passar a tarde inteira a bater palmas", considerou Eduardo Lourenço, defendendo que a escolha de Guterres para um tão alto lugar "na ordem política do planeta" constitui "o acontecimento mais importante", não desde o tempo de Afonso Henriques, mas "pelo menos desde a Revolução de Abril".

António Guterres foi recomendado para secretário-geral das Nações Unidas pelo Conselho de Segurança desta organização, por unanimidade e aclamação, na quinta-feira passada.

No início desta cerimónia, o antigo primeiro-ministro não quis falar aos jornalistas.

No final, questionado se a sua candidatura foi uma vitória contra os lóbis, respondeu apenas que agora o importante é "olhar para o futuro e que esse futuro tem de ser para unir, não pode ser para dividir".

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.