sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

NATO quer aprofundar relação com ONU sob liderança de Guterres

O secretário-geral da Aliança Atlântica felicitou esta quinta-feira António Guterres pela sua eleição como secretário-geral das Nações Unidas e disse esperar que, sob a sua liderança, seja possível aprofundar ainda mais a relação entre as duas organizações.

"Saúdo calorosamente a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas. Estou convencido de que sob a sua liderança a ONU irá continuar a desempenhar o seu papel vital face aos desafios do século XXI", escreve Jens Stoltenberg, numa nota divulgada em Bruxelas, sede do quartel-general da NATO.

Apontando que a cooperação entre as duas organizações, baseada num "compromisso comum pela paz e segurança internacionais", não parou de crescer nos últimos anos, o secretário-geral da Aliança Atlântica sublinha que o diálogo entre NATO e ONU abrange atualmente "uma grande variedade de questões", desde a condição das mulheres, à paz e segurança e a proteção de civis, passando pelo "apoio dado pela Aliança ao reforço da ação da ONU na manutenção da paz".

"Estou desejoso de trabalhar com o secretário-geral Guterres, para avançar e aprofundar ainda mais a relação entre a NATO e as Nações Unidas", conclui Stoltenberg na sua mensagem.

O ex-primeiro-ministro António Guterres foi esta quinta-feira formalmente eleito por aclamação secretário-geral da ONU pela Assembleia-geral desta organização internacional, que confirmou a indicação feita há uma semana, por unanimidade e aclamação, pelo Conselho de Segurança.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.