sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

António Guterres visita Turquia, 5 países do Médio Oriente e Alemanha

© Lucas Jackson / Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, inicia hoje uma visita à Turquia, a cinco países do Médio Oriente e à Alemanha, realizando a sua primeira grande viagem desde que assumiu a liderança das Nações Unidas a 1 de janeiro.

Segundo anunciou a ONU em comunicado, Guterres vai deixar Nova Iorque ao final da noite de quinta-feira com destino a Istambul, onde vai reunir-se com o Presidente e com o primeiro-ministro da Turquia, respetivamente, Recep Tayyip Erdogan e Binali Yildirim, antes de viajar para a capital da Arábia Saudita, Riade, onde tem previsto encontros com o rei, Salman bin Abdelaziz, e outros altos dirigentes.Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Egipto são as paragens seguintes da viagem do diplomata português que, antes de regressar a Nova Iorque, vai visitar a Alemanha para participar, em Bona, num encontro ministerial do G20 e para assistir, em Munique, à Conferência de Segurança que se realiza anualmente.Guterres deve invocar, em Istambul, nomeadamente as conversações de paz sobre a Síria, um tema que também se espera que aborde, a par o conflito israelo-palestiniano e os confrontos no Iémen e Líbia, nos encontros previstos com os líderes dos países do Médio Oriente.Segundo o comunicado das Nações Unidas, Guterres vai discutir uma série de "problemas regionais".Na Conferência de Segurança anual, em Munique, o secretário-geral da ONU tem previsto defender a necessidade de uma diplomacia da paz, uma maior atenção relativamente à prevenção de conflitos e ainda um compromisso mais claro com o multilateralismo, segundo o mesmo comunicado.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.