sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

António Guterres visita Turquia, 5 países do Médio Oriente e Alemanha

© Lucas Jackson / Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, inicia hoje uma visita à Turquia, a cinco países do Médio Oriente e à Alemanha, realizando a sua primeira grande viagem desde que assumiu a liderança das Nações Unidas a 1 de janeiro.

Segundo anunciou a ONU em comunicado, Guterres vai deixar Nova Iorque ao final da noite de quinta-feira com destino a Istambul, onde vai reunir-se com o Presidente e com o primeiro-ministro da Turquia, respetivamente, Recep Tayyip Erdogan e Binali Yildirim, antes de viajar para a capital da Arábia Saudita, Riade, onde tem previsto encontros com o rei, Salman bin Abdelaziz, e outros altos dirigentes.Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Egipto são as paragens seguintes da viagem do diplomata português que, antes de regressar a Nova Iorque, vai visitar a Alemanha para participar, em Bona, num encontro ministerial do G20 e para assistir, em Munique, à Conferência de Segurança que se realiza anualmente.Guterres deve invocar, em Istambul, nomeadamente as conversações de paz sobre a Síria, um tema que também se espera que aborde, a par o conflito israelo-palestiniano e os confrontos no Iémen e Líbia, nos encontros previstos com os líderes dos países do Médio Oriente.Segundo o comunicado das Nações Unidas, Guterres vai discutir uma série de "problemas regionais".Na Conferência de Segurança anual, em Munique, o secretário-geral da ONU tem previsto defender a necessidade de uma diplomacia da paz, uma maior atenção relativamente à prevenção de conflitos e ainda um compromisso mais claro com o multilateralismo, segundo o mesmo comunicado.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.