sicnot

Perfil

Guterres na ONU

Guterres na ONU

Guterres na ONU

António Guterres visita Turquia, 5 países do Médio Oriente e Alemanha

© Lucas Jackson / Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, inicia hoje uma visita à Turquia, a cinco países do Médio Oriente e à Alemanha, realizando a sua primeira grande viagem desde que assumiu a liderança das Nações Unidas a 1 de janeiro.

Segundo anunciou a ONU em comunicado, Guterres vai deixar Nova Iorque ao final da noite de quinta-feira com destino a Istambul, onde vai reunir-se com o Presidente e com o primeiro-ministro da Turquia, respetivamente, Recep Tayyip Erdogan e Binali Yildirim, antes de viajar para a capital da Arábia Saudita, Riade, onde tem previsto encontros com o rei, Salman bin Abdelaziz, e outros altos dirigentes.Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Egipto são as paragens seguintes da viagem do diplomata português que, antes de regressar a Nova Iorque, vai visitar a Alemanha para participar, em Bona, num encontro ministerial do G20 e para assistir, em Munique, à Conferência de Segurança que se realiza anualmente.Guterres deve invocar, em Istambul, nomeadamente as conversações de paz sobre a Síria, um tema que também se espera que aborde, a par o conflito israelo-palestiniano e os confrontos no Iémen e Líbia, nos encontros previstos com os líderes dos países do Médio Oriente.Segundo o comunicado das Nações Unidas, Guterres vai discutir uma série de "problemas regionais".Na Conferência de Segurança anual, em Munique, o secretário-geral da ONU tem previsto defender a necessidade de uma diplomacia da paz, uma maior atenção relativamente à prevenção de conflitos e ainda um compromisso mais claro com o multilateralismo, segundo o mesmo comunicado.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.