sicnot

Perfil

Operação Lava Jato

Autoridades acreditam que Lula só aceitou ser ministro para escapar à prisão

Autoridades acreditam que Lula só aceitou ser ministro para escapar à prisão

O juiz responsável pelo processo Lava Jato divulgou ontem várias escutas telefónicas, que incluem uma conversa entre Lula da Silva e Dilma Rousseff. Numa das conversas Dilma informa Lula sobre o envio de termo de posse e para o usar se precisar. Uma conversa que está a ser interpretada como um sinal de que Lula só aceitou o cargo de ministro para escapar à prisão. As autoridades brasileiras acreditam ainda que o antigo presidente teria intenção de atrapalhar a investigação.

  • Juiz divulga escutas telefónicas polémicas entre Lula e Dilma
    2:20

    Operação Lava Jato

    A contestação no Brasil subiu de tom depois da divulgação de uma conversa telefónica entre Dilma Rousseff e Lula da Silva. As escutas foram tornadas públicas ontem pelo juiz do processo Lava Jato e estão a ser interpretadas como um sinal de que Lula assumiu mesmo o cargo no Governo para escapar à prisão. Nas gravações divulgados pelo canal de televisão Globo News, Dilma diz a Lula que mandou alguém entregar o termo de posse do ex-Presidente como ministro para o caso de ser necessário. As conversas foram gravadas pela Polícia Federal com autorização judicial antes de Dilma anunciar publicamente que Lula seria ministro chefe da Casa Civil.

  • O que é o caso Lava Jato
    1:43

    Operação Lava Jato

    Na origem do caso que poderá levar Lula da Silva à cadeia está o processo de corrupção Lava Jato. Os suspeitos são empresários e políticos, num esquema de lavagem de dinheiro que terá movimentado cerca de 10 mil milhões de euros. Lula da Silva é suspeito de ter recebido um apartamento de luxo.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35
  • "O Brexit é um desafio, é um choque negativo para todas as economias"
    1:52