sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Os dois anos da Operação Lava Jato

A crise política no Brasil tem vindo a agravar-se nos últimos meses e a nomeação hoje de Lula da Silva para ministro da Casa Civil do Governo de Dilma Rousseff gerou mais manifestações nas ruas. A entrada de Lula da Silva no Governo é encarada como uma tentativa de o ex-Presidente escapar à justiça, dado que está a ser investigado na Operação Lava Jato, sobre um esquema de corrupção em várias empresas, incluindo a petrolífera estatal Petrobras. A Operação Lava Jato começou há exatamente dois anos.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Crise política brasileira

01/01/2015

A Presidente toma posse e reafirma que combaterá a corrupção no seu segundo mandato.

04/02/2015

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e outros cinco diretores renunciam ao cargo. A empresa é alvo da maior operação contra s corrupção da história do país, a Operação Lava Jato.

26/02/2015

A Câmara instala uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os desvios na Petrobras.

03/03/2015

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, protocola no Supremo Tribunal Federal pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

08/03/2015

Dilma Rousseff faz um discurso à nação no Dia da Mulher, atribuindo à crise mundial as dificuldades económicas e pedindo 'paciência'. Pessoas em várias partes do país fazem 'panelaço' (bater em panelas) durante a transmissão.

15/03/2015

Mais de dois milhões de pessoas participam em manifestações em pelo menos 160 cidades do país para protestar contra a corrupção e o Governo da Presidente Dilma Rousseff.

07/04/2015

A Presidente coloca o vice-Presidente Michel Temer (Partido do Movimento Democrático Brasileiro/PMDB) na articulação política com o Congresso Nacional.

12/04/2015

Novas manifestações contra o Governo reúnem mais de 700 mil pessoas em pelo menos 224 cidades do país.

27/05/2015

Integrantes do Movimento Brasil Livre protocolam um pedido de destituição da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

17/06/2015

O Tribunal de Contas da União decide adiar a análise de contas do Governo devido a irregularidades encontradas e dá um prazo para Dilma Rousseff explicar 'pedaladas fiscais'.

03/08/2015

O ex-ministro José Dirceu é detido na Operação Lava Jato sob a suspeita de praticar crimes de corrupção, branqueamento de capitais e associação criminosa.

16/08/2015

Em todos os estados e no DF realizam-se protestos contra o Governo. Manifestantes pedem renúncia ou destituição de Dilma Rousseff e o fim da corrupção.

28/08/2015

Com a queda do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil entra em recessão técnica.

21/10/2015

Parlamentares da oposição entregam a Eduardo Cunha (PMDB) um pedido de destituição elaborado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

03/11/2015

O Conselho de Ética da Câmara instaura um processo para investigar se Eduardo Cunha (PMDB) cometeu quebra de decoro parlamentar ao dizer que não tinha contas bancárias na Suíça.

25/11/2015

A Polícia Federal detém Delcídio do Amaral (PT), líder do Governo no Senado, por suspeita de obstruir as investigações na Lava Jato.

02/12/2015

A bancada do PT na Câmara decide votar pela continuidade do processo de Eduardo Cunha (PMDB). No mesmo dia, Cunha autoriza a abertura do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff baseado no requerimento feito pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

15/12/2015

A Polícia Federal cumpre mandados na casa do presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha. Também são alvos da operação os senadores Edison Lobão, ex-ministro de Minas e Energia, e Fernando Bezerra Coelho, e outros políticos.

03/03/2016

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) assinou o acordo de 'delação premiada' (depoimento em troca de redução da pena) em que diz que Lula da Silva e Dilma Rousseff agiram para travar a Lava Jato.

04/03/2016

As autoridades investigam a relação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares com construtoras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras. Lula da Silva é detido para prestar esclarecimentos (condução coercitiva).

08/03/2016

A Justiça Federal condena o empresário Marcelo Odebrecht por corrupção ativa, branqueamento de capitais e associação criminosa a 19 anos e quatro meses de prisão. Além dele, também são condenados outros executivos e funcionários da Petrobras.

10/03/2016

Promotores do Estado de São Paulo pediram a prisão preventiva do ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva relacionada com a denúncia que apresentaram sobre crimes cometidos na aquisição de um apartamento tríplex no Guarujá.

13/03/2016

Pelo menos 3,6 milhões de pessoas protestaram nas ruas de todo o Brasil, no domingo, pedindo a saída da Presidente Dilma Rousseff do Governo, segundo dados da polícia militar.

14/03/2016

A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia do Ministério Público do estado contra o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal de Curitiba, mais precisamente para as mãos do juiz Sérgio Moro, da Operação lava Jato.

17/03/2016

Ex-Presidente Lula da Silva tomou posse, em Brasília, como ministro da Casa Civil, entre protestos pró e contra o Governo um pouco por todo o país. Logo a seguir, uma decisão judicial suspende nomeação de Lula da Silva e o Governo anuncia que vai recorrer.

Lusa

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus