sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Nove suspeitos da Operação Lava Jato foram libertados por juíz de Curitiba

O juiz Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, Brasil, decidiu libertar os nove detidos preventivamente, da 26.ª fase da Operação Lava Jato, identificada como Operação Xepa.

Os principais envolvidos no esquema de corrupção são funcionários da companhia estatal, políticos, entre outras pessoas relacionadas com o Governo brasileiro.

Os principais envolvidos no esquema de corrupção são funcionários da companhia estatal, políticos, entre outras pessoas relacionadas com o Governo brasileiro.

© Nacho Doce / Reuters

As detenções foram feitas a 22 de março e, hoje, o juiz considerou não ser necessária a prorrogação da sentença.

Sérgio Moro determinou também que nenhum poderá deixar o país durante as investigações e que devem entregar os passaportes, no prazo de três dias.

"Diante dos indícios de que executivos do Grupo Odebrecht foram deslocados para o exterior durante as investigações, nele obtendo refúgio, imponho como medida cautelar alternativa à prisão a proibição de que os os investigados ora soltos deixem o país", diz o despacho, citado pela Agência Brasil.

Os nove detidos foram investigados por crimes que envolvem fraudes documentais.

No despacho, o juiz diz também que vai enviar para o Supremo Tribunal Federal documentos apreendidos na residência do presidente executivo da empresa Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, nos quais se identificam pagamentos a cerca de 200 políticos.

De acordo com o juiz, é prematura qualquer conclusão quanto à natureza dos pagamentos, se ilícitos ou não.

Os pagamentos "podem retratar doações eleitorais lícitas ou mesmo pagamentos que não se tenham efetivado", diz Moro, que, "à cautela" recomenda, porém, "que a questão seja submetida desde logo ao Egrégio Supremo Tribunal Federal".

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.