sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma Rousseff cancela discurso ao país

A Presidente do Brasil cancelou o discurso que tencionava fazer hoje em rede nacional, transmitido obrigatoriamente pelas rádios e canais de televisão, disse à Lusa a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

© Adriano Machado / Reuters

Segundo os assessores do Governo, o discurso tinha sido planeado pela Secretaria de Comunicação (Secom), mas agora está a ser reavaliado e pode ocorrer no sábado ou apenas na Internet.

No vídeo que já foi gravado, a Presidente reafirma que não existe crime de responsabilidade que justifique a sua destituição.

Dilma Rousseff é acusada de ter violado as leis fiscais do Brasil por executar manobras, denominadas "pedaladas fiscais", para aumentar as receitas do Governo e autorizar despesas sem o consentimento do Congresso.

Hoje à tarde, hora local, o partido político Solidariedade entrou na Justiça com uma providência cautelar para impedir o discurso, alegando que não havia justificação para a iniciativa, que seria usada para fins pessoais e não em benefício do país, alegou ainda aquela formação política.

A providência cautelar não foi ainda analisada pelo juiz que recebeu o pedido.

No domingo, haverá uma votação no plenário da Câmara dos Deputados que decidirá se as acusações contra a chefe de Estado terão andamento.

Caso seja aprovada por 342 deputados, de um total de 513 parlamentares, a denúncia é encaminhada para o Senado.

Para abrir o processo de destituição de Dilma Rousseff no Senado basta uma maioria simples dos 81 parlamentares da Casa, caso contrário é arquivado.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.