sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Dilma Rousseff cancela discurso ao país

A Presidente do Brasil cancelou o discurso que tencionava fazer hoje em rede nacional, transmitido obrigatoriamente pelas rádios e canais de televisão, disse à Lusa a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

© Adriano Machado / Reuters

Segundo os assessores do Governo, o discurso tinha sido planeado pela Secretaria de Comunicação (Secom), mas agora está a ser reavaliado e pode ocorrer no sábado ou apenas na Internet.

No vídeo que já foi gravado, a Presidente reafirma que não existe crime de responsabilidade que justifique a sua destituição.

Dilma Rousseff é acusada de ter violado as leis fiscais do Brasil por executar manobras, denominadas "pedaladas fiscais", para aumentar as receitas do Governo e autorizar despesas sem o consentimento do Congresso.

Hoje à tarde, hora local, o partido político Solidariedade entrou na Justiça com uma providência cautelar para impedir o discurso, alegando que não havia justificação para a iniciativa, que seria usada para fins pessoais e não em benefício do país, alegou ainda aquela formação política.

A providência cautelar não foi ainda analisada pelo juiz que recebeu o pedido.

No domingo, haverá uma votação no plenário da Câmara dos Deputados que decidirá se as acusações contra a chefe de Estado terão andamento.

Caso seja aprovada por 342 deputados, de um total de 513 parlamentares, a denúncia é encaminhada para o Senado.

Para abrir o processo de destituição de Dilma Rousseff no Senado basta uma maioria simples dos 81 parlamentares da Casa, caso contrário é arquivado.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.