sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Processo de destituição de Dilma Rousseff chega ao Senado

O processo que pede a destituição da Presidente Dilma Rousseff, aprovado domingo na Câmara dos Deputados, foi encaminhado hoje para o Senado.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo informações o portal de notícias G1, o presidente da Câmara dos Deputados (câmara baixa), Eduardo Cunha enviou a denúncia ao presidente do Senado (câmara alta), Renan Calheiros, no início da tarde. Os dois também tiveram um encontro à porta fechada.

No domingo, os 513 deputados brasileiros aprovaram a denúncia contra a Presidente em uma votação que teve 367 votos a favor, 137 contrários, sete abstenções e duas ausências.

Agora, serão os senadores que deverão decidir se julgam o caso ou não.

As partes mais importantes do processo devem ser lidas na sessão de terça-feira da câmara alta.

Depois, os partidos terão que indicar os nomes dos integrantes da comissão especial que analisará o caso.

A admissão do processo está dependente de uma votação por maioria simples dos 81 senadores e, após o debate, a consumação da destituição deverá reunir os votos de dois terços, ou seja, de 54 senadores.

Lusa

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.