Supremo decide se Eduardo Cunha pode assumir a vice-presidência interinamente
29.04.2016 00h02
O juiz Teori Zavascki disse hoje que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, pode assumir a linha sucessória da Presidência da República, em caso de afastamento de Dilma Rousseff.

Eraldo Peres
Caso o Senado (câmara parlamentar alta) aprove a continuidade do pedido de destituição contra a chefe de Estado brasileira, Michel Temer, atual vice-Presidente, assumirá o cargo de presidente por pelo menos 180 dias e Eduardo Cunha segue-se na linha sucessória, exercendo na prática as atividades de vice-Presidente.
Segundo Teori Zavascki, a possibilidade de Eduardo Cunha exercer estas funções será analisada na mesma sessão em que o tribunal analisará um pedido para afastá-lo do cargo na Câmara dos Deputados, entregue nesta semana pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. A data deste julgamento ainda não foi definida.
Alvo de vários processos, Eduardo Cunha também pode perder o mandato por alegadamente ter mentido numa sessão da Câmara dos Deputados, ao negar que possuía contas não declaradas no exterior, quando questionado sobre o assunto numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Documentos enviados pela Justiça suíça comprovaram, porém, que Eduardo Cunha e membros de sua família eram beneficiários de diversas contas secretas mantidas em bancos daquele país.
Eduardo Cunha também é arguido numa ação penal que está no STF, na qual é acusado de receber 5 milhões de dólares, nos esquemas de corrupção na estatal Petrobras.
O seu suposto envolvimento com corrupção tem sido reiteradamente mencionado por Dilma Rousseff e por parlamentares que apoiam o Governo da presidente brasileira, já que Eduardo Cunha foi o principal responsável pela aprovação do andamento do processo contra a Presidente na Câmara dos Deputados.
Lusa
Relacionados
-
Onze senadores pedem renúncia de Dilma Rousseff e querem novas eleições
Onze senadores de vários partidos escreveram uma carta à Presidente brasileira, Dilma Rousseff, pedindo a sua renúncia do cargo e a convocação de novas eleições.
-
Ministro da Saúde abandona Executivo de Dilma Rousseff
O ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, apresentou a demissão do cargo e a exoneração foi hoje formalizada com a publicação no Diário Oficial da União (boletim oficial).
-
Vice-presidente brasileiro diz-se pronto para assumir Governo caso Dilma seja afastada
O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, disse hoje que está preparado para assumir a Presidência da República se Dilma Rousseff for afastada do cargo em maio.
-
FMI diz que o Brasil está "atolado numa recessão profunda"
O Brasil está "atolado numa recessão profunda" devido aos problemas económicos e políticos, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) num relatório divulgado na Cidade do México.
Na Homepage
-
Angela Merkel inicia hoje visita aos Estados Unidos
A chanceler alemã inicia hoje uma visita à Casa Branca, para debater com o Presidente norte-americano "questões bilaterais e os desafios da política externa e de segurança", segundo o porta-voz do Executivo de Berlim.
27.04.2018 às 8h46
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
-
-
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 1:30