sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Presidente interino da Câmara de Deputados anula impeachment de Dilma

O presidente interino da Câmara de Deputados do Brasil, Waldir Maranhão, decidiu anular a votação da destituição da presidente Dilma Rousseff, avançam o Folha de São Paulo e a Globo.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Em causa estava um pedido feito pelo advogado-geral da União, agora aceite por Waldir Maranhão, que substituiu Eduardo Cunha depois do Supremo ter afastado este da presidência da Câmara.

Numa nota de imprensa citada pela Globo, Maranhão explica que na votação “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”. O processo de votação terá envolvido questões da investigação Lava Jato e não só as supostas irregularidades orçamentais, argumenta.

A decisão vai ser publicada oficialmente amanhã no Diário da Câmara de Deputados brasileira.

O presidente interino da Câmara dos Deputados já pediu ao Senado "para que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos", de modo a que seja feita nova votação.

Estava previsto que o Senado votasse esta quarta-feira o relatório com o pedido de destituição de Rousseff.

Última atualização às 16:42

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC