sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Presidente interino da Câmara de Deputados anula impeachment de Dilma

O presidente interino da Câmara de Deputados do Brasil, Waldir Maranhão, decidiu anular a votação da destituição da presidente Dilma Rousseff, avançam o Folha de São Paulo e a Globo.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Em causa estava um pedido feito pelo advogado-geral da União, agora aceite por Waldir Maranhão, que substituiu Eduardo Cunha depois do Supremo ter afastado este da presidência da Câmara.

Numa nota de imprensa citada pela Globo, Maranhão explica que na votação “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”. O processo de votação terá envolvido questões da investigação Lava Jato e não só as supostas irregularidades orçamentais, argumenta.

A decisão vai ser publicada oficialmente amanhã no Diário da Câmara de Deputados brasileira.

O presidente interino da Câmara dos Deputados já pediu ao Senado "para que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos", de modo a que seja feita nova votação.

Estava previsto que o Senado votasse esta quarta-feira o relatório com o pedido de destituição de Rousseff.

Última atualização às 16:42

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10