sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Presidente interino da Câmara de Deputados anula impeachment de Dilma

O presidente interino da Câmara de Deputados do Brasil, Waldir Maranhão, decidiu anular a votação da destituição da presidente Dilma Rousseff, avançam o Folha de São Paulo e a Globo.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Em causa estava um pedido feito pelo advogado-geral da União, agora aceite por Waldir Maranhão, que substituiu Eduardo Cunha depois do Supremo ter afastado este da presidência da Câmara.

Numa nota de imprensa citada pela Globo, Maranhão explica que na votação “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”. O processo de votação terá envolvido questões da investigação Lava Jato e não só as supostas irregularidades orçamentais, argumenta.

A decisão vai ser publicada oficialmente amanhã no Diário da Câmara de Deputados brasileira.

O presidente interino da Câmara dos Deputados já pediu ao Senado "para que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos", de modo a que seja feita nova votação.

Estava previsto que o Senado votasse esta quarta-feira o relatório com o pedido de destituição de Rousseff.

Última atualização às 16:42

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Portugueses usam Facebook para marcar protestos contra incêndios

    País

    Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.