sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Jornalista prega partida a Michel Temer fingindo ser o Presidente da Argentina

O jornalista argentino Jorge García, da rádio El Mundo, de Buenos Aires, pregou hoje uma partida ao Presidente interino do Brasil, Michel Temer, fazendo-se passar pelo chefe de Estado da Argentina, Mauricio Macri.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Garcia ligou para a residência oficial de Temer para o cumprimentar e no breve diálogo, Temer saúda o falso "Presidente", dizendo que pretendia visitar logo que possível a Argentina.

Michel Temer afirmou também que assume a Presidência da República preocupado com a situação do Brasil.

Ao jornalista, que se fazia passar por Macri, Temer confirmou que faria a primeira intervenção oficial no novo cargo para a população brasileira por volta das 16:00 locais (20:00 em Lisboa), em que pretende anunciar os novos ministros do seu Governo.

Oficialmente, o Governo da Argentina disse em nota divulgada hoje pela chancelaria que "perante dos fatos registados no Brasil, o Governo da Argentina manifesta que respeita o processo institucional em curso e confia em que o desenlace da situação consolide a solidez da democracia brasileira".

Michel Temer é Presidente interino do Brasil depois de Dilma Rousseff ter sido afastada temporariamente pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal Federal, mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos naquele órgão.

Lusa

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.