sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Manifestantes tentam entrar no palácio do Planalto

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff tentaram entrar no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a sessão de tomada de posse do governo do presidente interino, Michel Temer.

Andre Penner

© Ueslei Marcelino / Reuters

Os manifestantes saltaram as grades em frente ao palácio presidencial e conseguiram subir alguns metros da rampa de acesso, mas a segurança do edifício e a Polícia Militar responderam com gás lacrimogéneo.

Segundo a Agência Brasil, uma manifestante foi afetada pelo gás e permaneceu sentada no local durante cerca de dez minutos, até ser retirada pelos agentes.

Após o tumulto, a Polícia Militar afastou os manifestantes para o outro lado da rua.

O incidente ocorreu quando o presidente interino, Michel Temer, proferia um discurso no interior do Palácio do Planalto, após empossar os novos ministros.

Antes disso, quando os convidados chegavam ao local, os manifestantes gritaram palavras de ordem como "golpista".

Michel Temer tornou-se hoje presidente interino, depois de Dilma Rousseff ser afastada temporariamente pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo de 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, como despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos daquele órgão.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.