sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Manifestantes tentam entrar no palácio do Planalto

Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff tentaram entrar no Palácio do Planalto, em Brasília, durante a sessão de tomada de posse do governo do presidente interino, Michel Temer.

Andre Penner

© Ueslei Marcelino / Reuters

Os manifestantes saltaram as grades em frente ao palácio presidencial e conseguiram subir alguns metros da rampa de acesso, mas a segurança do edifício e a Polícia Militar responderam com gás lacrimogéneo.

Segundo a Agência Brasil, uma manifestante foi afetada pelo gás e permaneceu sentada no local durante cerca de dez minutos, até ser retirada pelos agentes.

Após o tumulto, a Polícia Militar afastou os manifestantes para o outro lado da rua.

O incidente ocorreu quando o presidente interino, Michel Temer, proferia um discurso no interior do Palácio do Planalto, após empossar os novos ministros.

Antes disso, quando os convidados chegavam ao local, os manifestantes gritaram palavras de ordem como "golpista".

Michel Temer tornou-se hoje presidente interino, depois de Dilma Rousseff ser afastada temporariamente pelo Senado (câmara alta) por um prazo máximo de 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, como despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos daquele órgão.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..