sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Nova secretária das Mulheres brasileira suspeita de "associação criminosa"

A nova secretária especial de Políticas para as Mulheres no Ministério da Justiça e Cidadania, a ex-deputada Fátima Pelaes, é apontada pelo Ministério Público Federal brasileiro como parte de uma "associação criminosa".

Fátima Pelaes (à esquerda)

Fátima Pelaes (à esquerda)

© Ueslei Marcelino / Reuters

A nomeação de Fátima Pelaes foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

De acordo com um relatório da Procuradoria-Geral da República brasileira, citado na edição de hoje do diário Folha de São Paulo, Fátima Pelaes foi citada, em 2011, num escândalo ligado a uma organização não-governamental fantasma, que tinha celebrado um convénio com o Ministério do Turismo dois anos antes.

Segundo a investigação, a nova governante indicou uma organização fantasma chamada Ibrasi para receber 4 milhões de reais (999 mil euros) para promover o turismo no Amapá.

Na altura, quatro depoimentos apontaram Fátima Pelaes como beneficiária de parte do dinheiro.

Em resposta ao jornal brasileiro, a governante disse confiar no trabalho da polícia e da justiça e estar tranquila, considerando que "tudo será esclarecido".

Antes da nomeação, o nome de Fátima Pelaes já gerava alguma polémica por a ex-deputada, evangélica, ser contra o aborto.

Segundo a imprensa local, Fátima Pelaes já se manifestou contra a interrupção voluntária da gravidez, inclusive em casos de violação, o que é permitido por lei no Brasil desde 1984.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.