sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Nova secretária das Mulheres brasileira suspeita de "associação criminosa"

A nova secretária especial de Políticas para as Mulheres no Ministério da Justiça e Cidadania, a ex-deputada Fátima Pelaes, é apontada pelo Ministério Público Federal brasileiro como parte de uma "associação criminosa".

Fátima Pelaes (à esquerda)

Fátima Pelaes (à esquerda)

© Ueslei Marcelino / Reuters

A nomeação de Fátima Pelaes foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

De acordo com um relatório da Procuradoria-Geral da República brasileira, citado na edição de hoje do diário Folha de São Paulo, Fátima Pelaes foi citada, em 2011, num escândalo ligado a uma organização não-governamental fantasma, que tinha celebrado um convénio com o Ministério do Turismo dois anos antes.

Segundo a investigação, a nova governante indicou uma organização fantasma chamada Ibrasi para receber 4 milhões de reais (999 mil euros) para promover o turismo no Amapá.

Na altura, quatro depoimentos apontaram Fátima Pelaes como beneficiária de parte do dinheiro.

Em resposta ao jornal brasileiro, a governante disse confiar no trabalho da polícia e da justiça e estar tranquila, considerando que "tudo será esclarecido".

Antes da nomeação, o nome de Fátima Pelaes já gerava alguma polémica por a ex-deputada, evangélica, ser contra o aborto.

Segundo a imprensa local, Fátima Pelaes já se manifestou contra a interrupção voluntária da gravidez, inclusive em casos de violação, o que é permitido por lei no Brasil desde 1984.

Lusa

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00