sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Supremo Tribunal do Brasil revoga prisão de ex-ministro acusado de corrupção

O Superior Tribunal Federal (STF) do Brasil revogou esta quarta-feira a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, detido no passado dia 23 na Operação Custo Brasil, que investiga esquemas de corrupção dentro do Ministério do Planeamento.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A decisão foi tomada pelo juiz Dias Toffoli, que entendeu que na prisão de Paulo Bernardo ocorreu um constrangimento ilegal, passível de correção do STF.

Paulo Bernardo foi ministro do Planeamento na gestão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre março de 2005 e janeiro de 2011. Na gestão de Dilma Rousseff, foi deslocado para o Ministério das Comunicações, onde permaneceu até janeiro de 2015.

No passado dia 23 ele foi um dos alvos da Operação Custo Brasil, um desdobramento das investigações de corrupção na Petrobras que investiga o pagamento de subornos provenientes de contratos de prestação de serviços de informática no Ministério do Planeamento, no valor de 100 milhões de reais (26 milhões de euros).

Segundo membros do Ministério Público brasileiro, Paulo Bernardo e o Partido dos Trabalhadores (PT) teriam recebido parte do dinheiro desviado.

O procurador Andrey Borges de Mendonça afirmou aos jornalistas brasileiros na última quinta-feira que Paulo Bernardo teria sido beneficiado por um escritório de advocacia que recebeu cerca de 7 milhões de reais (1,8 milhões de euros) desviados do Ministério do Planeamento.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia de 1967 durante a ditadura
    2:25
  • Costa alerta para "condições particularmente adversas"
    1:47

    País

    O primeiro-ministro alertou para a possibilidade de novos incêndios de grandes dimensões, muito por causa da situação de seca que grande parte do território atravessa. António Costa pediu aos portugueses um "particular cuidado com todos os comportamentos de risco".

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Temperaturas vão baixar nos próximos dias
    1:05
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35