sicnot

Perfil

Crise no Brasil

Crise no Brasil

Operação Lava Jato

Supremo Tribunal do Brasil revoga prisão de ex-ministro acusado de corrupção

O Superior Tribunal Federal (STF) do Brasil revogou esta quarta-feira a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, detido no passado dia 23 na Operação Custo Brasil, que investiga esquemas de corrupção dentro do Ministério do Planeamento.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A decisão foi tomada pelo juiz Dias Toffoli, que entendeu que na prisão de Paulo Bernardo ocorreu um constrangimento ilegal, passível de correção do STF.

Paulo Bernardo foi ministro do Planeamento na gestão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre março de 2005 e janeiro de 2011. Na gestão de Dilma Rousseff, foi deslocado para o Ministério das Comunicações, onde permaneceu até janeiro de 2015.

No passado dia 23 ele foi um dos alvos da Operação Custo Brasil, um desdobramento das investigações de corrupção na Petrobras que investiga o pagamento de subornos provenientes de contratos de prestação de serviços de informática no Ministério do Planeamento, no valor de 100 milhões de reais (26 milhões de euros).

Segundo membros do Ministério Público brasileiro, Paulo Bernardo e o Partido dos Trabalhadores (PT) teriam recebido parte do dinheiro desviado.

O procurador Andrey Borges de Mendonça afirmou aos jornalistas brasileiros na última quinta-feira que Paulo Bernardo teria sido beneficiado por um escritório de advocacia que recebeu cerca de 7 milhões de reais (1,8 milhões de euros) desviados do Ministério do Planeamento.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC